Nova joia do DF pode surgir na Copinha
O ano de 2025 começou e a saudade do torcedor em acompanhar o futebol já bate forte no peito de cada brasileiro. Mas a espera pela bola rolando nos campos não será longa. A partir desta quinta-feira (2), o futuro da modalidade mais querida do Brasil estará desfilando seu talento nos gramados paulistas, com a 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025.
A oportunidade de se transformar em astro do futebol dentro da competição é notória, desde a menor, até a mais tradicional equipe. Para os jogadores de times do Distrito Federal, ou nascidos na capital do país e que já vestem camisas de agremiações de fora do quadradinho, não é diferente. Um dos casos é o do meio-campo nascido na Ceilândia, Akiles, de apenas 16 anos.
Agenciado pelo fenômeno da música sertaneja e proprietário do Atlético Clube Paranavaí-PR, Gusttavo Lima, Akiles tem uma trajetória bastante promissora. A temporada de 2024 foi meteórica para o garoto. Após se destacar pelo Tigres, equipe do DF, a joia teve breve passagem pela base do Atlético-GO, até ser contratado pelo clube paranaense e, posteriormente, ter seus direitos esportivos adquiridos em 70% pelo Cruzeiro, o gigante de Minas Gerais.
Akiles vem se destacando nas categorias sub-17 e 20 do Cabuloso e já existem rumores de que pode estrear no Campeonato Mineiro pelo profissional do time celeste, uma vez que já vem sendo preparado para tal. Porém, antes disso, o meia vai defender as cores do clube na Copinha 2025. E, por coincidência, ou não, a promessa vai estrear justamente contra um candango, o Real Brasília. A partida está marcada para esta quinta-feira, dia 02/01, às 18 horas, com transmissão pela Cazé TV.
Esperançoso em conquistar ainda mais espaço e começar a sua trajetória no profissional, Akiles falou sobre a sua expectativa ao DF Esportes. “Estou muito feliz e grato por fazer a minha primeira Copinha com 16 anos. Espero fazer um excelente campeonato e poder despontar para o cenário do futebol definitivamente”, destacou o jogador.
Olhos voltados para a promessa
No entanto, antes da contratação do jogador, o Cruzeiro tinha concorrências fortes. Segundo apurações de veículos de comunicação especializados, Atlético-MG, Athlético-PR, Flamengo e Fluminense também tinham interesse em Akiles. Além disso, Shakthar Donetsk, da Ucrânia, foi outro clube que o sondou. Entretanto, profissionais e pessoas em volta do jogador consideraram ser muito cedo para que ele possa partir para o futebol do exterior. Por fim, a boa relação entre Gusttavo Lima e Pedro Lourenço ajudou na negociação.
Suporte familiar
Base para o bom desempenho de profissionais nas mais diversas áreas da sociedade, a família é fundamental em todos os sentidos, principalmente no acompanhamento e acolhimento. No caso do Akiles, o pai, José Antônio da Cruz, deixou a sua própria vida para trás e passou a seguir os passos do filho. O ex-vigilante viveu cada momento da trajetória que tem tudo para ser de muito sucesso.
O genitor do jogador também falou ao DF Esportes. “Como já sabia das dificuldades que seriam encontradas, deixei o meu trabalho, esposa, filha pequena e fui viver o sonho dele. Passamos muitas coisas, eu e ele por onde estávamos, e a nossa família em Brasília, mas graças a Deus o caminho está sendo traçado. A chance está aí e é hora de começar a colher os frutos”, comentou José.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.