Do ouro olímpico ao sonho da filha: Mel, filha de Paula Pequeno, é anunciada como profissional no DF

Foto: Arquivo pessoal/Paula Pequeno

Brasília vive um momento especial na história do voleibol local. Aos 18 anos, Mel Pequeno Folhas foi oficialmente contratada pelo Brasília Vôlei para a temporada 2025/2026, assumindo vaga no time adulto da Superliga Feminina. A jovem ponteira segue os passos da mãe, a bicampeã olímpica Paula Pequeno, que hoje atua como comentarista no Sportv, e marca um ciclo de renovação para o esporte no Distrito Federal.

Referência de sangue e de currículo

Paula Pequeno, natural de Brasília, iniciou sua carreira na ASBAC em 1994 antes de se transferir para São Paulo e se tornar referência no BCN/Osasco. Com passagens por clubes europeus e retorno ao Brasília Vôlei em 2013, encerrou sua trajetória em 2019. Já aposentada, atua como comentarista de voleibol no Sportv e Grupo Globo, participando de grandes competições como a VNL e as Olimpíadas de Paris.

Sobre a estreia da filha, Paula revelou que ainda não sabe como vai se comportar no dia em que estiver comentando um jogo de Mel. “Acho que vai ser emoção demais. Vou ficar realmente muito emocionada, mas como eu sou imparcial, com certeza vou fazer os comentários mais sinceros e objetivos, mesmo sendo a minha filha e com as mãos tremendo de tanto orgulho”, confessou.

A ex-atleta ressaltou também o orgulho que sente pela coragem da filha em seguir seus passos: “Para mim, só o fato dela seguir meus passos e de se entregar de corpo e alma para o esporte já é um sinal de muita coragem. Eu sei o quanto é difícil, é uma carreira muito árdua, de muitos sacrifícios, de muitos obstáculos e ela tem consciência disso, mas aceitou de coração e por isso já me sinto muito orgulhosa por ela ter essa vontade, essa coragem de seguir em frente.”, finalizou.

Início precoce: Mel agora segue os passos da mãe

Com um início cedo, Mel começou a trajetória em clubes do Rio de Janeiro. Aos 15 anos, ingressou no time infantil do Flamengo, vestindo a tradicional camisa 4, número eternizado pela mãe. Em 2023, participou da campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub‑19 (CBI), competição em que o clube conquistou o tricampeonato. Antes de chegar ao Brasília Vôlei, Mel atuou como oposta no Fluminense, também usando o número 4, reforçando ainda mais a ligação com a mãe.

Ao chegar no Brasília Vôlei, Mel passou por uma fase de ambientação com o elenco adulto antes da oficialização do contrato no fim de maio. O clube, sob comando de Spencer Lee, reforçou a equipe com uma mistura de atletas experientes e jovens promessas, entre elas Mel, a levantadora Ana Paula, a oposta Gabi Carneiro e as ponteiras Manu Moura e Karen.

Em entrevista ao DF Esportes, Mel falou sobre essa nova fase de sua carreira e vida. “É uma sensação indescritível, realização de um sonho, feliz demais de ver as coisas acontecendo e dando certo. Muito feliz de jogar a primeira temporada no profissional onde a vida dela começou.”, definiu.

Pontuando sobre as semelhanças com a mãe, a jovem atleta confessa. Seguirei os mesmos passos da minha mãe, com certeza. Acredito que cada jogadora tenha suas características únicas, mas dizem que tenho algumas coisas que lembram a forma que ela atuava.”, afirmou.

Mel também destacou suas expectativas para a temporada. “São muitas, mas principalmente evoluir, escutar muito e poder contribuir da melhor forma para a equipe.” E revelou o sonho de defender a seleção nacional: “A seleção sempre foi um sonho. Ver as coisas acontecendo e começando a trilhar a minha carreira no profissional faz os olhos brilharem ainda mais.”, completou.

Encontro do passado com o futuro

Este momento marca o encontro entre passado e futuro: Paula, agora fora das quadras, como comentarista e transmissores da sua experiência, e Mel, pronta para construir sua própria história. Para o Brasília Vôlei, é um movimento que une legado e renovação, apostando no equilíbrio entre juventude e tradição local.

Com a temporada como objetivo principal, a torcida brasiliense aguarda ansiosa para assistir à estreia de Mel e acompanhar também a estreia de Paula como comentarista em partidas do clube no Sportv. Mais do que um simples jogo, essa é uma celebração de conexão familiar, fortalecimento do voleibol no Distrito Federal e a transmissão de valores através das gerações.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *