Projeto inédito leva competições e atividades gratuitas de basquete ao Parque da Cidade

Foto: Edmundo Souza-SEL

Quadras revitalizadas e atividades gratuitas marcam o projeto que integra a Temporada de Basquete do DF 2025

As quadras poliesportivas do Parque da Cidade, no estacionamento 7, serão palco de um projeto inédito que faz parte da Temporada de Basquete do DF 2025, a partir deste domingo (24) às 9h: o Basquete no Parque. A proposta é coordenada pelo Instituto Base Esporte e Educação e consiste na revitalização de três quadras pararealização de partidas oficiais de Basquete 3×3 e 5×5, além de diversas atividades para a comunidade, sob coordenação de profissionais de Educação Física.

Aprovado pelo Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Esporte (CONFAE) da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), o Basquete no Parque é uma novidade esportiva na capital federal que contará com programações diárias até dezembro para quem busca conciliar lazer e saúde.

Dentre as três quadras reformadas, uma terá estrutura física temporária com cobertura lonada, piso modular, placares eletrônicos, tabelas/aros, arquibancadas, iluminação, bebedouro e containers, escritório e vestiários. Enquanto as outras duas foram pintadas novamente e tiveram as tabelas/aros trocados.

O presidente do Instituto Base Esporte e Educação, Francisco Oliveira, expressa entusiasmo com a inauguração do Basquete no Parque. “Essa promete ser a maior Temporada de Basquete que já aconteceu no DF. A ideia do Basquete no Parque nasceu com o intuito de incentivar a população à prática esportiva por meio de atividades gratuitas ao ar livre. Teremos a realização de competições, eventos e atividades relacionadas ao basquete, beneficiando os atletas, os professores, os estudantes e a comunidade em geral”, afirma.

O Parque da Cidade Kubitschek é um dos maiores parques urbanos da América Latina, com 420 hectares de área. Para Francisco Oliveira, o volume de pessoas que passam diariamente pelo Parque é um fator essencial para o desenvolvimento do Basquete no Parque. “Dados da Secretaria de Esporte e Lazer apontam que o Parque da Cidade recebe, em média, 14 mil pessoas na semana e 37 mil aos fins de semana. Esperamos despertar a curiosidade de todos que passarem perto das nossas quadras e verem as atividades realizadas, para que também queiram se inscrever no Basquete no Parque”, comenta o presidente do Instituto.

Se tem campeonato, tem medalha na área. Além da cerimônia de abertura, já serão realizados os primeiros jogos do Circuito do Parque de Basquete 3×3, na categoria Sub-14, feminina e masculina, valendo premiação.

Horários de Funcionamento

As atividades do Basquete no Parque são gratuitas, com inscrições pelo link https://form.jotform.com/252232667273054 e realizadas de segunda a sexta-feira das 15h às 21h30, com presença de coordenador e suporte da estrutura e materiais. Já no sábado e domingo das 09h às 18h, com presença de coordenador e suporte da estrutura e materiais.

Os inscritos poderão participar de aulas de basquete, basquete kids, circuito do Parque de Basquete 3×3, estágio de estudantes universitários, happy hour de basquete, jogos do Campeonato de Basquete, pelada de basquete e treinamentos.

Temporada de Basquete do DF

A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) contará com um importante reforço no orçamento para ampliar o acesso à prática esportiva e fomentar o basquete neste ano. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em junho, a Portaria Conjunta nº 22 autorizou a descentralização de R$ 1.341.195,69 do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE) para a realização da Temporada de Basquete do DF 2025.

O projeto Temporada de Basquete do DF 2025 é composto de três módulos:
Módulo 1 – Campeonato de Basquete do DF
Módulo 2– Desenvolvimento das seleções de Base do DF
Módulo 3– Basquete no Parque

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *