2º Torneio de Vôlei Itinerante movimenta Brasília com 40 equipes

Competição organizada pela AJUDE reuniu 40 equipes no Distrito Federal, com apoio de emenda parlamentar da senadora Leila do Vôlei e distribuição de uniformes completos para todos os atletas.
Brasília foi palco, entre julho e setembro de 2025, do 2º Torneio de Vôlei Itinerante, iniciativa promovida, pela Associação de Juventude, Esporte e Desenvolvimento (AJUDE). O evento percorreu ginásios do Núcleo Bandeirante, Cruzeiro, Samambaia e Candangolândia, reunindo 40 equipes distribuídas em quatro categorias: adulto feminino (12 times), adulto masculino (12 times), sub-18 feminino (8 times) e sub-18 masculino (8 times).
A realização do torneio contou com apoio financeiro por meio de emenda parlamentar proposta pela senadora Leila do Vôlei, fortalecendo a iniciativa e garantindo a estrutura necessária para os jogos. “Nosso objetivo vai além da disputa. Queremos formar cidadãos, aproximar comunidades e fortalecer o vôlei como ferramenta de transformação social”, destacou a senadora ao encerrar o torneio.Além de proporcionar a competição, o projeto doou uniformes personalizados para cada atleta de cada equipe — incluindo camiseta, short, meia e uma mochila exclusiva. Ao total foram 560 kits de uniformes, kit lanche, medalhas de participação e troféus.
A ação reforçou o caráter social da iniciativa, garantindo igualdade de condições entre os participantes e promovendo identidade visual para os times.A competição teve início em 19 de julho, no Ginásio do Núcleo Bandeirante, e seguiu com rodadas até 7 de setembro, quando foram disputadas as finais. O torneio chamou a atenção pela organização, diversidade de participantes e nível das partidas, que mobilizaram atletas, torcedores e comunidades locais.No adulto feminino, o título ficou com o Alfa Vôlei, que superou o Capital Vôlei na final. O Santo Vôlei completou o pódio em terceiro lugar.
Já no adulto masculino, o DF Vôlei conquistou o campeonato ao vencer o Santo Vôlei, enquanto o Supervôlei ficou em terceiro.Entre os jovens, o destaque também foi para o DF Vôlei, campeão do sub-18 feminino diante do Uni Vôlei. O Iate Clube terminou em terceiro lugar. No sub-18 masculino, o título foi novamente para o DF Vôlei, que venceu o Uni Vôlei, com o Supervôlei fechando o pódio.
Além dos resultados, o torneio se destacou pelo caráter inclusivo e formador, já que atletas a partir de 15 anos puderam competir nas categorias de base mediante autorização dos responsáveis. Segundo a organização, a medida amplia as oportunidades de vivência esportiva e reforça a missão do projeto.Em entrevista ao perfil @atletadabase, o coordenador geral da AJUDE, Álcio Costa, destacou a importância do torneio:“Fomentar o esporte na capital do Brasil é essencial. O esporte transforma vidas, ajuda na área da saúde emocional das pessoas de todas as idades. Eu fui atleta de voleibol e sei o quanto o esporte mudou minha trajetória. Acredito que o Torneio Itinerante contribuiu para alavancar a ideia de que esporte é saúde para todos, além de fortalecer os times e atletas na continuidade da prática de voleibol.”Com quadras cheias, estrutura completa e grande adesão, o 2º Torneio de Vôlei Itinerante consolidou-se como um dos principais eventos esportivos comunitários do Distrito Federal e já tem expectativa de expansão para 2026.
Serviço:
2º Torneio Itinerante promovido pela AJUDE, de 19 de julho a 07 de setembro.
Entrevista dada ao perfil @atletadabase, por Eloisa Cunha.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Blocos individuais






