SEL-DF assume diretrizes da Copa do Mundo Feminina em 2027

Pasta será responsável pela execução e supervisão das ações relacionadas ao evento no Distrito Federal
A Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) foi designada como responsável pela execução e supervisão das ações necessárias à realização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 no âmbito do Distrito Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (14).
O documento estabelece que a SEL-DF atuará “em articulação com os demais órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal, observadas as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Intersetorial”, reforçando o papel da Secretaria na coordenação das etapas preparatórias do evento em Brasília.

Função estratégica da SEL-DF
Com a definição, a pasta passa a coordenar todas as ações voltadas à realização do Mundial na capital federal, incluindo o planejamento de infraestrutura esportiva, logística e integração com os demais órgãos do GDF e do governo federal.
O trabalho será conduzido em conformidade com as diretrizes do Comitê Intersetorial, que define a estrutura de atuação do Distrito Federal dentro da organização da competição.
Brasília como cidade-sede
Brasília é uma das oito cidades-sede confirmadas pela FIFA para a Copa do Mundo Feminina de 2027, ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.
Na capital federal, os jogos deverão ocorrer no Estádio Nacional Mané Garrincha, que volta a receber uma competição de nível mundial após sediar partidas da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América de 2021.
Em entrevista exclusiva ao portal DF Esportes, o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou a importância da escolha de Brasília e o trabalho integrado que será desenvolvido para o sucesso do evento. “É uma grande satisfação para nós sermos escolhidos como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, que contará com o apoio integral do Governo do Distrito Federal. A Secretaria de Esporte e Lazer será responsável por conduzir e coordenar, em conjunto com diversos órgãos e pastas do GDF, todas as ações necessárias para garantir uma entrega de excelência e uma experiência marcante para quem vier a Brasília acompanhar a competição.”.
Com a publicação no Diário Oficial, a Secretaria de Esporte e Lazer inicia agora o processo de planejamento e articulação interinstitucional, definindo cronogramas, responsabilidades e ações para garantir que Brasília esteja plenamente preparada para receber a maior competição de futebol feminino do mundo.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.






