Brasília Vôlei mostra qualidade, mas perde na estreia da Superliga Feminina

As representantes do Distrito Federal na Superliga Feminina de Vôlei 2025/2026 iniciaram a caminhada dentro da competição na noite desta segunda-feira (20). O jogo no Ginásio do UTC, em Uberlândia-MG, foi contra um forte candidato ao título, o Dentil Praia Clube, equipe que as brasilienses já enfrentaram duas vezes na pré-temporada, ambas com derrotas (3 x 0 pela Copa Brasília e 3 x 2 no Campeonato Mineiro).
Assim, a partida transcorreu como o previsto, com nível alto de dificuldade para ambos os lados. Uma das boas notícias, no entanto, estava no banco de reservas do clube da capital federal, com a primeira Superliga da ponteira de 19 anos, Mel Folhas, filha da bicampeã olímpica, Paula Pequeno. Ao término do confronto, vitória do Praia Clube por 3 sets a 1 (parciais de 25 a 23, 25 a 20, 21 a 25 e 25 a 21). A central Adenízia foi eleita a melhor em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei.
Mesmo atuando fora de casa e com mais de 50% de renovação no elenco, o Brasília chegou para o primeiro compromisso tentando retornar aos playoffs da Superliga, algo que não ocorre há três temporadas, quando finalizou na 10ª colocação. E mostrou na prática que vai lutar pelo feito, perdendo o 1º set por apenas dois pontos de diferença: 25 a 23.
Mais leves em quadra após o bom início, as jogadoras do Praia aproveitaram o momento de instabilidade emocional das jovens adversárias e trataram de abrir excelente vantagem no começo do 2º set: 9 a 1. Porém, o pedido de tempo do experiente técnico do Brasília, Spencer Lee, trouxe uma nova realidade para a parcial e as visitantes “retornaram” ao jogo. Entretanto, não houve mais tempo para a virada e as mineiras venceram por 25 a 20.
O equilíbrio voltou a ditar o ritmo durante o 3º set, inclusive com o time do Distrito Federal demonstrando força no fundamento bloqueio, principalmente com a central Lívia. Mas as donas da casa não ficaram para trás e também armaram um paredão na rede. Nesta linha, as equipes disputaram ponto a ponto até o fim. E não poderia ser diferente. Para fechar o período em 21 a 25, Lívia protagonizou outro “toco” excepcional.
A trocação continuou no 4º set do duelo. Mas, comandadas pela experiente campeã olímpica, Adenízia, o Praia Clube não deixou escapar a chance de vencer na estreia em casa, encerrou o período por 25 a 21 e o jogo por 3 sets a 1. A próxima partida do Brasília Vôlei será novamente distante dos seus domínios. No próximo sábado (25), o embate será diante do Tijuca Vôlei-RJ, no Ginásio Álvaro Vieira Lima, na cidade carioca, às 16 horas. O encontro será válido pela segunda rodada do certame.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.