A 3ª rodada do 43º Campeonato Candango de Juniores reservou uma surpresa logo na partida inaugural. O Ceilândia, curiosamente visitante diante do Samambaia no estádio Abadião, derrotou o adversário por 3 x 0. Logo a Cobra-Cipó, que era a sensação da competição até o momento. Com o resultado, os times empataram em pontos (seis), na ponta do Grupo B. Mas o alvinegro é líder momentâneo, pelo saldo de gols (3 contra 2).
Goleada inesperada
Em ritmo eletrizante, o duelo teve início com o Ceilândia mais contundente. Assim, logo a um minuto, Sales cruzou rasteiro da direita e Alan centrou para concluir a gol, mas o goleiro do Samambaia, Gandara, fechou bem e ficou com a bola. Embora com maior volume em campo, o alvinegro não conseguia criar oportunidades reais de abrir o marcador.
Deste modo, aos nove minutos, o Samambaia chegou com força no contra-ataque rápido, mas o artilheiro do campeonato com cinco gols, Lorran, arrematou por cima da meta do goleiro Christian. Mas, em lance idêntico ao primeiro do confronto, aos 19’, Sales mandou na área e Alan escorou de primeira. Mas Gandara salvou a Cobra-Cipó novamente.
A partir dos 25 minutos o jogo ficou mais amarrado, com ambos os times melhor ajustados defensivamente. Com isso, o gol só saiu com a bola parada. Aos 31’, depois que o defensor do Samambaia desviou a trajetória da redonda com a mão dentro da área, Portela cobrou para fazer Ceilândia 1 x 0.
O Ceilândia ampliou em cobrança de falta pela direita, aos 38 minutos. João Brasil foi o autor do tento. Assim acabou o primeiro tempo, com 2 x 0 no placar, a favor do time comandado pelo técnico Leonardo Roquete.
Sem qualquer alteração, as equipes retornaram para o segundo tempo. Buscando aumentar a vantagem construída nos 45 minutos iniciais, o Gato Preto chegou aos 5’. Após cobrança de escanteio, o meia Gilson cabeceou, mas a bola saiu pela linha de fundo, com bastante perigo.
Com 21 minutos passados no cronômetro, o zagueiro samambaiense, Rafael, alçou bola na área, direto da sua linha intermediária. O destino seria o gol adversário, mas o arqueiro Chsristian espalmou a escanteio.
Para fechar de vez o caixão do rival, o Gato marcou o terceiro gol aos 37 minutos com Warley. Após jogada pela direita, o atacante invadiu a área e tocou na saída do guarda-metas oponente. Depois não houve nada de mais interessante e o duelo acabou com triunfo do Ceilândia, que subiu para seis pontos, empatando com o próprio Samambaia.
Na 4ª e penúltima rodada da primeira fase do Candanguinho 2018, o Samambaia visita o Cruzeiro-DF, enquanto o Ceilândia será mandante diante do Gama. Ambas as partidas serão realizadas no próximo fim de semana, em locais, datas e horários a serem definidos.
FICHA TÉCNICA
SAMAMBAIA 0 x 3 CEILÂNDIA
43º Campeonato de Futebol Júnior do Distrito Federal – 3ª rodada
Estádio Abadião, Ceilândia-DF – 09/06/2018, 10h30
Público: –
Renda: –
Árbitro: Emanoel Ramos
A1: José Reinaldo
A2: Wilson Júnior
4º árbitro: Alysson Zilse
SAMAMBAIA
Gandara (Felipe); Júnior, Rafael, Lucas e Guilherme; Cristiano, Jaison (Thiaguinho) e Gilson; Thiago, Lorran e Hudson.
Técnico: Val Baiano.
Gol: não houve.
Cartões amarelos: Cristiano e Júnior.
Cartão vermelho: não houve.
CEILÂNDIA
Christian; Sales (Levi Viana), Luan, Portela e Bolt (Fernando); Moisés, Caio (João Vítor), Vinícius (Ícaro) e João Brasil (Thiago Levi); Warley e Alan (Pedro Amorim).
Técnico: Leonardo Roquete.
Gols: Portela (31’ – 1º T), João Brasil (38’ – 1° T) e Warley (37’ – 2º T).
Cartões amarelos: Luan, Bolt, Fernando e Moisés.
Cartão vermelho: não houve.
Por Haland Guilarde