Canaã vence Brasiliense nos pênaltis e conquista seu primeiro título candango

Em confronto muito equilibrado, o Canaã enfim conquistou o seu primeiro título candango desde que se “naturalizou” em Brasília. No duelo de invictos da Copa Brasília Sub-20 2025, o Vento Forte bateu o Brasiliense nos pênaltis por 4×3 em jogo disputado no estádio Abadião e levantou a taça de campeão da competição.
Desde que chegou à Brasília em 2023, o Canaã criou a expectativa de se consolidar no futebol de base, graças à sua estrutura e filosofia de trabalho. Depois de “bater na trave” diversas vezes em competições locais, o Vento Forte conquistou a Copa Brasília 2025 de forma invicta, com seis vitórias e dois empates.
O embate prometia ser equilibrado, e dentro de campo, a expectativa se concretizou. Apesar de o Canaã ter mais posse de bola, o time pouco chegou ao ataque por conta da forte defesa amarela. Já o Brasiliense chegava com mais perigo, e só não marcou graças à boa atuação do goleiro Yuri.
As melhores chances do Brasiliense foram no primeiro tempo. Aos 10 minutos, Ryan arriscou chute de fora da área e Yuri defendeu. A0s 30 minutos porém, Matheus Landim cobrou escanteio pela direita, Carmino cabeceou para o gol e o zagueiro Thiago salvou em cima da linha. O Canaã respondeu aos 38 minutos, com Fernandes arriscando chute de fora da área que passou perto da trave de Felipe Mambaí.
No segundo tempo, o Brasiliense começou assustando logo aos três minutos. Matheus Landim disparou uma bomba de fora da área e Yuri foi no cantinho esquerdo para espalmar a bola pela linha de fundo. No lance seguinte, Thiaguinho cobrou escanteio e Israel cabeceou para o chão, mas pra fora.
O Canaã criou uma boa oportunidade aos 10 minutos, quando Luisão cruzou para a área, a bola encobriu Raphael na pequena área, e a bola sobrou para Vitinho, que tentou a finalização por cobertura, mas Felipe Mambaí defendeu. No minuto seguinte, o Brasiliense quase abriu o placar após boa jogada pelo meio, que terminou com boa conclusão para o gol, mas pra fora.
Aos 34 minutos o goleiro Yuri salvou o Canaã mais uma vez. Depois de cobrar lateral na área, Thiaguinho do Brasiliense concluiu ao gol de voleio e o goleiro do Vento Forte fez uma grande defesa. Mas aos 36 as coisas ficaram mais complicadas para o Jacaré, quando João Victor tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o time amarelo com um jogador a menos.
O Canaã ainda se lançou ao ataque em busca do gol da vitória, mas o Brasiliense se fechou na defesa e assim, o jogo terminou empatado. Levando a decisão para os pênaltis. Na primeira série, Thiaguinho do Brasiliense e Thiago do Canaã desperdiçaram as suas cobranças e a decisão foi para as cobranças alternadas. Felipinho acertou sua cobrança, mas Yuri defendeu a penalidade cobrada por Hugo Mendes. Aí restou para o Canaã comemorar o título da Copa Brasília 2025.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.





