A Seleção Brasiliense de Voleibol Feminino Sub-18 (infanto-juvenil) disputará a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de Seleções, que será realizado em São Sebastião do Paraíso-MG, entre os dias 21 e 26 de agosto. A competição é dividida em 3 divisões (2ª Divisão, 1ª Divisão e Divisão Especial) e contará com a participação de outras 7 seleções estaduais.
O Distrito Federal volta à Divisão Especial depois de algum tempo ausente da elite. A equipe brasiliense garantiu seu acesso na Divisão Especial graças a um importante resultado em 2017. Em Fortaleza-CE, a medalha de bronze garantida como resultado final da 1ª Divisão concedeu ao Distrito Federal a oportunidade de disputar a
competição em Minas Gerais, tendo em vista que o formato previa que as 3 seleções mais bem colocadas subiriam um degrau no certame.
Formada inicialmente por 30 atletas indicadas por técnicos dos clubes de Brasília, apenas 12 foram selecionadas para disputar o Campeonato Brasileiro. A convocação final foi feita baseada em resultados coletados em treinos, amistosos e avaliações gerais da comissão técnica. Das 12 atletas selecionadas, destacam-se Júlia de Luca e Thayane, jogadoras do Barueri-SP.
Atualmente, a maior dificuldade da Seleção é patrocínios e apoio. A CBV não oferece mais os mesmo incentivos que outrora o fazia. Diferentemente das 11 passagens para o deslocamento de atletas e 1 para o técnico de alguns anos atrás, hoje apenas 6 atletas terão suas viagens custeadas. A delegação do Distrito Federal é formada por 12
atletas e o técnico. Além disso, a equipe busca patrocinadores para custear a alimentação e hospedagem de sua delegação enquanto estiverem em solo mineiro.
Segundo o treinador da equipe, Fernando Alves dos Santos, a expectativa da equipe é tentar surpreender: “Nossa equipe chega como a ‘8ª força’ da competição, pois o Distrito Federal ocupa a 8ª posição geral no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)” comenta. “O objetivo, além de tentar subir de posições no ranking, é tentar nos manter na Divisão Especial. Além disso, queremos fazer algo grande para o Distrito Federal, como a Seleção Infantil (Sub-16) fez.” Pondera.
Fernando refere-se à Seleção Feminina Sub-16 que alcançou o vice campeonato da 1ª Divisão no ano de 2018 e, juntamente com a equipe Sub-18, disputará a Divisão especial de sua categoria. O treinador lembra ainda que o voleibol de Brasília é forte e só não vai longe como pode por falta de apoio: “O voleibol de Brasília que é tão pouco noticiado consegue ter as duas seleções, infantil e infanto (juvenil), na elite do vôlei brasileiro. Nossa base é muito forte e se nós tivéssemos mais apoio, com certeza brigaríamos com os ‘estados grandes’.” Concluiu.
Por Gabriel Felipe