Dos dias 12 a 18 de outubro, a histórica cidade de Hiroshima, no Japão, sediará o Campeonato Mundial Aberto da Classe Hansa 2018. A competição é organizada pela Federação Japonesa de Vela (JSAF) e pela Classe Hansa Internacional (ICHA) e suas disputas ocorrerão na raia montada em frente Marina Kannon, situada na belíssima Baía de Hiroshima.
Representando o Brasil no campeonato, um paratleta de Brasília carregará nas costas a responsabilidade de levar as cores verde e ao país asiático. Estevão Lopes, experiente competidor do Remo Adaptado do Distrito Federal, e um dos fundadores da Capital do Remo, ruma às terras do sol nascente para disputar o 3º Mundial de sua carreira pela categoria.
Anteriormente, Estevão havia desbravado os mares alemães (2016) e holandeses (2017) e pretende conquistar resultados mais expressivos no Japão.
Contudo, Estevão não possui patrocinadores e está custeando a viagem ao Japão de seu próprio bolso e colaborações de amigos e apoiadores. Por este motivo, o paratleta tem buscado quem some forças à sua missão em disputar a maior competição mundial da Vela Paralímpica. O esportista conseguiu apoio financeiro com antigos amigos que fizeram doações para ajudar nas suas despesas e acomodações, além do programa Compete Brasília, da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do GDF, que custeará as passagens de Estevão e de seu treinador.
A competição prevê a participação de representantes de mais de 21 países, dos quais 54 atletas competirão na Classe Hansa por Duplas e outros 39 competirão na Classe Hansa Individual. O evento marca também a comemoração do 110º aniversário da imigração japonesa ao Brasil e fortalece ainda mais os laços entre as duas nações, valorizando o trabalho dos cidadãos de Hiroshima e do Japão para a realização do evento e possuindo o
reconhecimento brasileiro.
O atleta Estevão Lopes seguem viagem para o Japão nesta quarta-feira (10) e informa a sua conta corrente para todos aqueles que desejem colaborar com sua participação na competição possam assim fazê-lo, ajudando não somente o atleta, mas também o crescimento da modalidade em Brasília:
Banco do Brasil
Agência: 1507-5
Conta corrente: 34723-x
Estevão Carvalho Lopes
Por Gabriel Felipe