“Sobretudo, vivia do suspense do gol. Ao contrário de tantos outros esportes, com placares elevados ou combinações complexas, o futebol transpirava a emoção e a tensão que só a escassez de gols podia proporcionar.”

Este belíssimo trecho foi retirado do livro “Noites Europeias”, da excepcional editora Corner – anote esta indicação se você for um apaixonado pelo jogo de bola, os títulos são espetaculares.

Essas palavras nos servirão de pontapé inicial para contextualizar a situação.

Ocorre que no dia 03 de julho, o Brasiliense visitou o Goiás, em terras goianas, na primeira partida do tour de amistosos que o clube fez visando preparar-se para a disputa da Copa Verde. Na ocasião, o Esmeraldino sagrou-se vencedor pelo placar de 3 x 0. Brandão, Brasa e Marlone foram os responsáveis do que viria a se tornar uma das publicações mais polêmicas do DF Sports+ nos últimos meses. Isso graças ao título da matéria que noticiou a derrota do Jacaré lidando com o resultado final como goleada.

A notícia caiu como uma bomba entre os torcedores do Brasiliense, que se queixaram, questionando se o placar clássico, o famoso 3 x 0, seria mesmo uma goleada. Inevitavelmente, os comentários da publicação na fanpage oficial do DF Sports+ no Facebook, se tornaram palco de vários debates – alguns, como era de se esperar, mais “acalorados”. Coisa comum no mundo da internet.

Como a matéria repercutiu e os debates foram longe, seis dias após a partida, lançamos na página uma enquete que questionava aos nossos leitores e seguidores se eles interpretavam da mesma maneira. A enquete foi finalizada nesta quarta-feira (17) e, felizmente, contou com diversos votos (1.060 no total). Para 64% destes mil e sessenta votos, o placar de 3 x 0 configura, sim, uma goleada. Os outros 36%, por sua vez, enxergam o oposto: 3 x 0 não é goleada.

682 x 378: esse foi o placar da nossa enquete. Foto: Reprodução

O que seria do futebol sem rivalidade?

Com esses números em mãos, todavia, analisamos alguns perfis dos votantes desta enquete e fica muito claro que, como na política brasileira, as pessoas votaram de maneira enviesada, ou, como gostamos de falar nas resenhas futebolísticas, vocês foram clubistas, meus senhores – salvo, é claro, de algumas exceções.

Muitos torcedores do Gama elegeram o 3 x 0 como sendo goleada, assim como a esmagadora maioria dos torcedores do Brasiliense que votaram o contrário. Como bem sabemos, se a situação fosse invertida, ou seja, caso o Gama fosse derrotado pelo mesmo placar, certamente a rivalidade falaria mais alto e os torcedores do Jacaré votariam pelo sim, enquanto que os gamenses, naturalmente, defenderiam as cores e a honra de seu time.

Questão de interpretação

Torcedores, calma! Leve em consideração a citação do livro “Noites Europeias”, trazida lá no início do texto. A fórmula de sucesso do futebol deve-se, além de tantos outros fatos, pela mística em torno do placar. Enquanto no basquete os resultados não se limitam a números de apenas um único algarismo, por exemplo, o futebol tem um folclore em torno da marcação de pontos, que genialmente foram batizados de gols.

Ou seja, o placar de 3 x 0, conhecido como placar clássico, ou chocolate, é abordado como goleada para alguns e não para outros, por uma simples questão de interpretação. E por falar em chocolate, essa nomenclatura também é utilizada para referir-se a goleadas unânimes, como 4 x 1, 4 x 0, 5 x 0 e etc.

Seja como for, um critério que é praticamente unanimidade entre futebolistas e torcedores, é que três gols de diferença, com o vencedor marcando o mínimo de 4 (quatro) gols, é sim uma goleada. Em outras palavras, o placar de 4 x 1 é mais aceito como goleada pela maioria do que o 3 x 0, que sempre levanta o debate.

Afinal, 3 x 0 é ou não é goleada?

Aparentemente, essa pergunta está na mesma prateleira de outros dilemas da vida. Há jornalistas que lidaram o placar como goleada durante toda sua carreira, outros que colocam ressalvas, como a questão do 4 x 1, por exemplo. Fato é que: saberemos, de fato, se tal escore pode ser enquadrado como goleada apenas quando acontecer uma padronização entre todos os veículos de comunicação ou algo parecido.

Em outras palavras, 3 x 0 pode ser goleada na sua interpretação ao passo que pode não ser na interpretação de outros. Na guinada pelo título brasileiro de 2013, o Cruzeiro bateu seu rival direto, Botafogo, por esse placar. Por outro lado, depois da dolorosa (e unânime) goleada sofrida pela seleção brasileira por 7 x 1 em 2014 diante da Alemanha, um melancólico 3 x 0 surgiu a favor dos holandeses na disputa pelo terceiro lugar daquela Copa do Mundo.

Dois contextos diferentes. Na primeira ocasião, o 3 x 0 da raposa em cima dos botafoguenses ardeu feito chibatada nas costas, pois aquela derrota, tida como goleada pelos próprios alvinegros, levou o clube da estrela solitária a cair na tabela do Brasileirão e, aos poucos, dar adeus ao sonho do título. Por outro lado, em 2014, o Brasil perdera pelo mesmo placar diante da Holanda. E para quem já havia sofrido 7 gols em uma única partida de semifinal, em casa, o 3 x 0 contra a laranja mecânica foi nada mais que uma triste despedida, um adeus com lágrimas nos olhos. Afinal, o que é um 3 x 0 para quem viu Khedira tabelar na grande área da própria casa?

Há pouco mais de 5 anos, Oscar driblava a defesa alemã e deixava Manuel Neuer desconcertado para marcar para o Brasil nos acréscimos! Placar final: 7 x 1. Foto: Reprodução

De todo modo, tenha em mente que se você é um torcedor apaixonado, 3 x 0 será goleada quando o seu rival for goleado. Do contrário, será apenas um placar comum. E se você for um torcedor apaixonado, destes que levantam bandeiras saudosistas a torto e a direito, tenha um pouco mais de paciência com os jornalistas que apontam como goleada o placar clássico. Afinal, como o próprio nome diz, não há nada mais clássico que um bom e velho 3 x 0. Se é goleada ou não, bom… as resenhas depois das partidas entrarão em consenso e o veredito final vai depender o quão negativo este 3 x 0 foi para o clube de seu coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *