A Seleção de vôlei Sub 18 do DF é a campeã do CBS – Campeonato Brasileiro de Seleções.

O ginásio FVDF (IESPLAN) foi palco para jogos intensos entre dez seleções dos Estados: Roraima (RR), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Amapá (AP), Rio grande do Norte (RN), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Mato Grosso do Sul (CE) e o Distrito Federal (DF). Com esse título inédito e histórico para a categoria Sub 18, o DF sobe para a divisão especial em 2026, atingindo o patamar de celeiro de novos talentos do voleibol brasileiro, além de fortalecer as equipes de formação dos atletas da base no DF.
Além do título do CBS, o DF também obteve premiações individuais: Melhor técnico – Pedro Alcântara Jardim, Melhor levantador – Henrique Ramalho e Melhor Central – Derrick Philipe Alves. O MVP do campeonato foi o oposto Gabriel Albuquerque da Paraíba. O pódio do CBS ficou composto da seguinte forma: 1º – DF, 2º – PB, 3º AP, 4º – PE, 5º – CE, 6º – RN, 7º – ES, 8º – MS, 9º – RR, 10º – AC. As três primeiras seleções subiram para a divisão especial e as três últimas desceram para a segunda divisão do CBS, em 2026.
Segundo o técnico da seleção Sub 18 do DF, Pedro Jardim, o resultado apareceu pelo treinamento e dedicação de todos no processo, no qual “o foco foi elevar o nível técnico dos atletas do DF, dar estrutura para que eles se desenvolvessem da melhor forma possível”. Entre os doze atletas que representaram o DF, apenas os que nasceram em 2009 poderão estar na seleção em 2026, e a experiência deles nesse ano vai ajudar muito a próxima equipe que vai disputar a divisão especial. Os demais atletas, nascidos em 2008, devem seguir na carreira, continuar treinando e defendendo seus clubes e, com o devido apoio de investimento público aos clubes do DF, poderão disputar o Campeonato Brasileiro Interclubes, ampliando suas oportunidades no esporte.
Por outro lado, sabemos da luta diária dos técnicos e professores para manterem seus times no DF, realidade comum a tantos outros centros de formação do atleta de voleibol, espalhados pelo Brasil. Falta apoio geral para: fazer manutenção estrutural dos ginásios, oferecer condições técnicas e materiais para os clubes/times e bolsas para atletas, custear viagens a competições fora do DF, entre outros.
Casos como o do time Supervôlei Esporte Clube são raros. Há 14 anos, o time vem se mantendo de forma colaborativa e promovendo a formação dos atletas do DF. Sob a liderança do técnico Adalton Oliveira (técnico da seleção Sub 18 em 2024 e, em 2025, assistente técnico), o Supervôlei tem apresentado excelentes resultados nas competições dentro e fora do DF, além de ter seis atletas, atuais campeões do CBS: Davi Bacelar (ponteiro), Arthur Araújo (oposto), Derrick (melhor central do CBS), Vitor Hugo (levantador), Alex Alaluna (ponteiro) e Lucas Gabriel (líbero).
A falta de investimento às categorias de base do voleibol brasileiro, nos últimos 10 anos, já vem refletindo nos resultados pífios das seleções brasileiras nos mundiais Sub 19 e Sub 21 (fonte: https://fairplay.pt/modalidades/voleibol/brasil-vive-crise-no-volei), sem falar na atuação da seleção brasileira na Olimpíada de Paris. Segundo Pedro Jardim, a falta de apoio para a formação de base pode ser um dos fatores primordiais para a perda do nível da seleção brasileira, e acrescenta:
“a categoria de base precisa de investimentos nos projetos, nos clubes, até chegar na seleção brasileira. Por exemplo, a CBV já está com essa visão, finalmente! Haja visto o nível de estrutura que foi o CBS desse ano. (…) Se não tiver uma base boa para que quanto mais rápido os meninos tiverem condição de estar brigando por uma vaga na seleção brasileira, vai ficar prolongando carreira de atleta que poderia já estar se dedicando somente aos clubes, ou parando. E na hora da renovação fica mais difícil, e isso no processo acaba fazendo com que o nível técnico caia do absurdo que a gente viu o resultado da seleção masculina na última edição das Olimpíadas de Paris”.
De todo modo, apesar de ainda ser necessário mais políticas públicas de apoio ao esporte e aos atletas/paratletas, o DF tem apresentado maior apoio à projetos de formação de base, em especial por meio de emendas parlamentares da Senadora Leila Barros, pelo trabalho da atual gestão da Federação de Volei do DF, sob a presidência do Sr. Bezerra, e da secretaria de esportes do DF com o programa Compete Brasília, que incentiva por meio de concessão de transporte aéreo e/ou terrestre.
Por aqui, seguimos na torcida para manter a esperança de mais investimentos e apoio aos fazedores do esporte em nosso querido quadradinho. A todos os envolvidos na campanha da Seleção DF Sub18 masculina, nossas felicitações e agradecimentos. Foi tudo incrível!
Serviço:
Premiação do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub 18 masculino – CBS – de 23 a 27 de abril em Brasília- DF.
Instituição executora da seleção: FVDF
Contato instagram: @fvdfoficial L
ocal dos jogos: Ginásio IESPLAN – 907/8 sul
Matéria: Eloisa Cunha – 61 996749574 – pesquisadora da UnB na área de saúde e arte (@atletadabase e @eloisafcunha)
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.