A primeira regra do Clube da Luta é nunca falar sobre o Clube da Luta, tal qual a segunda regra. A obra com autoria de Chuck Palahniuk fez e faz bastante sucesso entre os entusiastas do estilo literário de Chuck, e o nome do livro se assemelha bastante com um clube aqui de Brasília. Diferentemente da história do narrador sem nome e seu alter ego Tyler Durden, o Clube da Luva é uma academia formadora de goleiros sediada no Clube dos Advogados de Brasília, no Setor de Clubes Sul. Sob a tutela de Bizarro, vários goleiros, profissionais ou não, passam pela academia com o intuito de aprimorarem seus fundamentos e técnicas em uma das funções mais complicadas do futebol.
Quando apresentou projeto de fundar o Clube da Luva no ano de 2010, Bizarro talvez não tivesse idéia da dimensão que alcançaria anos mais tarde. Inicialmente, a academia destinava treinamentos apenas aos advogados associados do local e a idéia de Bizarro causou um grande impacto positivo no cenário futebolístico local. E o projeto sempre foi audacioso, desde o seu início, pois não há outra academia que em Brasília que trate o preparo de goleiros com a mesma projeção do Clube da Luva: trabalhar o atleta de alto nível e revelá-los para clubes profissionais.
Através do projeto, Bizarro trabalha com a formação de goleiros profissionais, amadores e ex-profissionais com idades que variam dos 9 aos 60 anos de forma que o clube prepara tanto o goleiro para lidar com a pressão e o ritmo de jogo de um clube profissional, tanto para “peladeiros” que queiram se destacar em partidas do futebol amador. Em 8 anos de trabalho com o Clube da Luva, Bizarro tem colhido frutos: atletas que passaram por seus ensinamentos têm se destacado no futebol profissional nacional e internacional. Nomes conhecidos como Márcio Fernandes, que defendeu o Brazlândia na 2ª Divisão Profissional Campeonato Brasiliense de 2018, Victor Brasil, ex-Gama e hoje titular absoluto do Gil Vicente-POR, Ângelo, arqueiro do Chievo Verona-ITA e até o ex-goleiro Paulo Victor que teve passagens por CEUB, Brasília, Fluminense-RJ e Seleção Brasileira e recentemente fora anunciado como diretor executivo do Real FC também é treinado por Bizarro.
O projeto de Bizarro também é citado no livro “Como um Gato” de Sérgio Bautzer, Delegado da Polícia Civil-DF que treina no Clube da Luva. Em uma parceria com a franquia brasiliense do Orlando City-EUA, Bizarro estendeu ainda mais o alcance de seu trabalho com o Clube da Luva. Atualmente, também trabalha a preparação de jovens atletas no clube estadunidense onde as dependências e a estrutura da equipe são cedidas à Bizarro para que ele treine não só os atletas do Orlando City bem como atletas do próprio Clube da Luva.
Recentemente, após ser procurado pelo treinador do Ceilandense Vandinho, que procurava um goleiro para indicar para uma peneira do Penapolense-SP, Bizarro indicou o jovem Matheus, que defendeu as cores do Cruzeiro Futebol Clube na Segunda Divisão do Candangão e treinou por um período no Clube da Luva. Hoje, Matheus está com o contrato assinado no clube paulista. Além de Matheus, há outros jovens atletas muito bem encaminhados em grandes times profissionais do Brasil. Como Gustavo, que está em negociações com o Avaí-SC e Arthur, goleiro de 12 anos e 1,80m de altura que já foi aprovado em peneiras de Flamengo-RJ e Goiás-GO.
Perguntado sobre o significado dos resultados de seu trabalho, Bizarro não mede palavras: “Me sinto realizado e com a sensação de missão cumprida diante dos resultados que meu trabalho tem gerado. É uma imensa alegria em ver atletas que tiveram passagens pelo Clube da Luva, onde puderam crescer tecnicamente, atuando em clubes no cenário nacional e internacional e realizando o sonho de serem jogadores profissionais.” Explica. Bizarro agradece ainda pelo espaço e apoio de Fernando Augusto, Diretor Tesoureiro/Administrativo do Clube dos Advogados: “O Fernando é um grande colaborador do projeto. Sua parceria tem sido muito importante para nós.” Pondera.
Por Gabriel Felipe






