A estreia da ADEF-DF no Regional Centro-Norte de Futebol de Cegos foi com um empate em 0 x 0 contra o rival do Distrito Federal, UNIACE-DF. Atuando nesta terça-feira, 7, na quadra do Sesi Ananindeua, em Belém (PA), a equipe que fez a sua começou a participar em competições organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) não conseguiu furar o bloqueio adversário somando o seu primeiro ponto na competição nacional.
Em um primeiro tempo movimentado com o adversário investindo na parte ofensiva, o goleiro Tales da ADEF-DF, mostrou a sua experiência e motivos que fizeram ele ser convocado para a Seleção Brasileira da modalidade, segurava o placar. Depois do intervalo, o treinador da ADEF, Marcelo Ottoline, pediu mais atenção aos seus comandados que voltaram melhor. O camisa 11, argentino Heredia, recém-chegado para ajudar o time de Brasília teve duas chances de balançar as redes, mas também esbarrava na forte defesa.
Apesar de ser o time mais jovem no cenário da modalidade com o lançamento no fim de abril, o treinador Marcelo Ottoline e o elenco atuam na modalidade há bastante tempo e seguem confiantes para a classificação.
“É o nosso objetivo. Passou o nervosismo da estreia e espero que nesta quarta-feira a equipe já conquiste uma vitória para seguirmos firmes com o nosso objetivo”, declarou o comandante que estará nesta quarta-feira, 8, à beira da quadra às 9h15 para enfrentar a Associação dos Deficientes Visuais do Baixo e Médio Amazonas.
No Regional Centro-Norte, todos jogam entre si dentro dos grupos. Os dois melhores de cada chave se cruzam nas semifinais, nesta ordem: 1º Grupo A x 2º Grupo B; 1º Grupo B x 2º Grupo A. Além do título, o torneio vale duas vagas para a Série A e uma para a Série B do próximo Campeonato Brasileiro a quem já não esteja classificado. Dos nove times, a AMC-MT e a UNIACE-DF já possuem vagas na elite e o Ismac-MS, na Segundona – se os sul-mato-grossenses terminarem entre os dois melhores, pulam para a Série A.
Com o patrocínio da Loterias Caixa e apoio do Governo Federal, o time de futebol de cegos da ADEF treina três vezes na semana no no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) na 907 sul e têm acesso aos equipamentos necessários, acompanhamentos de nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo, uniformes para treinos e para jogos.