ADEF/DF planeja temporada desafiadora no Futsal Feminino em 2023

Foto: Lucas Rodrigues/ADEF

Em 2022, a Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal, ADEF/DF, conquistou importantes e expressivos resultados no futsal feminino. Representante do DF na Liga Futsal Feminina (LFF), a equipe se prepara para uma temporada desafiadora e com calendário cheio.

A última temporada foi coroada com sétimo título do Campeonato Brasiliense, conquistado no fim de novembro. Antes, a ADEF terminou a LFF na 6ª posição, além de conquistar os Jogos Universitários, os Jogos Escolares (15 a 17 anos) e o Brasiliense Sub-20. Tatiana Weysfield, sócia fundadora do time, falou com DF Esportes sobre o bom ano da equipe:

“O ano de 2022 foi marcante em vários sentidos: foi a primeira vez que a ADEF teve resultados tão expressivos no futsal nacional e isso foi feito com um elenco formado no DF e muito jovem. A equipe adulta da ADEF possuia apenas 3 atletas que não foram formadas em nossa base. Algumas dessas fazem parte do projeto desde os 13 anos, como as campeãs sulamericanas Vitoria Costa, e Amanda de Paula.”
Tatiana Weysfield

Para a temporada 2023, os desafios são ainda maiores, com o calendário cheio e a expectativa de manter e superar os resultados obtidos em 2022. Para isso, a equipe já iniciou o planejamento e segue trabalhando na manutenção do elenco. O time base é praticamente o mesmo do último ano, com reforços pontuais.

“A média de idade de ADEF em 2022 era de 23 anos, a mais experiente da equipe é Suzan, com 34 anos. As demais são muito jovens e foi um grande feito conseguirmos segurar atletas com tanto potencial aqui em Brasília. A expectativa no futsal é que o auge da vida esportiva seja atingido aos 25, ou seja, acreditamos que vamos ver muita evolução em nosso futsal nos próximos 2 anos.”
Tatiana Weysfield

A expectativa da ADEF para 2023 é participar competitivamente de todos os torneios, mas “sem deixar de lado nosso potencial de equipe formadora, aliando a experiência de atletas de fora e a juventude das atletas da casa,” afirmou Tatiana. O desafio, no entanto, não será fácil, pois, segundo a dirigente, “a modalidade segue em grande evolução e as outras equipes também buscam consolidação, então será um ano competitivo.”

E, para alcançar os objetivos e conquistar ainda mais resultados no Futsal Feminino, a equipe encara dificuldades para conseguir recursos que possibilitem aprimorar a estrutura. É um desafio, “no DF, a busca por patrocínios privados. A ADEF possui bastante expertise com Lei de Incentivo ao Esporte e execução de verbas públicas, mas para o futsal de rendimento é necessário ter mais recursos que queiram vincular sua marca ao esporte. Como não temos indústrias, nossa meta é trazer o setor de serviços para entender que é possível ter visibilidade positiva, fortalecer a marca e ainda navegar nos incentivos fiscais,” disse Tatiana Weysfield.

História

A equipe foi criada em 2006 e, desde então, vem trabalhando com a formação da equipe da adulta e o fomento ao desenvolvimento de novos talentos no futsal local.

“A ADEF foi fundada por pais e apaixonados por futsal feminino, dentro do contexto do futsal universitário. Ao percebermos que o futsal poderia ir além, ter categorias de base, formação integral e bolsas de estudo aliada ao rendimento, o projeto foi tomando forma.”
Tatiana Weysfield

Com esse objetivo, a equipe investe nas categorias de base e, desde 2011, coleciona títulos locais nas categoria Sub-13, Sub-15, Sub-17. A equipe Sub-20, último estágio antes do profissionalismo, venceu 11 vezes o campeonato do DF, sendo a única equipe a ter participado de todas as suas edições.

A equipe adulta da ADEF, é a equipe feminina com a maior quantidade de títulos no Distrito Federal. São 7 títulos do Campeonato Brasiliense, 5 da Taça Brasília e 11 conquistas do universitárias.

“Todo mundo sonha com títulos, a ADEF também, mas queremos alcançar os títulos com atletas formadas aqui. Por isso a importância de entender o processo, capacitar sempre nossos treinadores (hoje as categorias de base da ADEF treinam um sistema de jogo similar ao adulto – como no Barcelona FC) e temos aporte psicológico, odontológico, atendimento médico, trazemos as famílias para dentro do projeto, tudo isso para formarmos as atletas que vão levantar a taça quando o processo estiver concluído.”
Tatiana Weysfield

Paradesporto

Foto: Lucas Rodrigues/ADEF

Pensando como uma entidade que acredita no esporte como fator de transformação e promoção da cidadania, em 2020, a ADEF iniciou um trabalho para incluir o paradesporto em suas atividades. Assim, teve início a equipe de futebol de cegos.

“O projeto de futebol de cegos começou com a vontade da ADEF em aumentar nosso retorno social e tivemos a grata surpresa de um incrível retorno de mídia, que logo trouxe o patrocínio da Loterias Caixa. Fomos abraçados por várias entidades no DF e, inclusive, envolvimento das atletas do futsal feminino. Seguimos firmes com o futebol de cegos masculino, escolinha de iniciação de cegos (crianças de 8 a 12 anos) e futebol de cegos feminino.”
Tatiana Weysfield

Em 2022, o time disputou o torneio Centro Norte de Futebol de Cegos (terceira colocada) e o Brasileiro A1 de Futebol de Cegos (décimo colocado).

Calendário do time em 2023:

  • Liga Feminina de Futsal – Início de abril
  • Copa do Brasil de Futsal Feminino – início de junho
  • Taça Brasil Adulto – Maio
  • Taça Brasil Sub 20 – Julho
  • Jogos universitários do DF – a definir
  • Jogos escolares do DF – a definir
  • Brasiliense adulto – a definir
  • Brasiliense Sub 20 – a definir
  • Brasiliense Sub 17 – a definir
  • Brasiliense Sub 15 – a definir

Elenco Adulto 2023:

Goleiras:
Suzan – renovação
Milena – renovação
Ana Luísa – subiu da base

Beques:
Amanda – renovação
Leti – renovação

Alas:
Geo – renovação
Clara – renovação
Popó – renovação
Novinha – renovação
Cecilya – renovação
Jack – contratação (ex-Stein Cascavel)

Pivôs:
Vi Costa -renovação
Alessandra – contratação (ex-União Barbosa)
Maria lima – subiu da base

Saíram da equipe:
Laiz (aposentou)
Natália Raissa (assumiu como nutricionista da equipe)
Ariane (sem clube definido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *