O grupo 6 da Série D do Campeonato Brasileiro vai sofrer uma pequena alteração. O Patrocinense-MG desistiu da competição, e a vaga deve ser preenchida pelo Villa Nova-MG. O Gama faz parte desta chave.
O Villa Nova ganha a vaga por ter sido o nono colocado no campeonato mineiro de 2019 — os oito primeiros classificam-se para a Série D. No entanto, o clube ainda não confirmou a participação no campeonato. O presidente disse que não recebeu comunicado da Federação Mineira de Futebol. “Vamos avaliar”, relatou ao jornal O Tempo.
A decisão do Patrocinense de abdicar da competição veio na quinta-feira (12), após a diretoria se reunir com o prefeito da cidade de Patrocínio-MG, Deiró Moreira (PSB-MG). O clube alega não ter recursos para disputar o torneio. O prazo para desistência sem multa termina nesta sexta (13). O Rio Branco-AC, do grupo 1, foi outro clube a deixar a Série D pelo mesmo motivo.
Os jogos do Gama contra a Patrocinense estavam marcados para a terceira e a décima segunda rodada. Com a mudança, o clube passa a colocar o Villa Nova no radar. Caso o Villa não aceite participar da competição, a URT ganha a vaga. Em nova desistência, Guarani-MG e Tupi estão na fila.
Gama na Série D
Os demais adversários do Gama na competição nacional são Atlético-BA, Bahia de Feira, Caldense, Palmas, Tupynambás-MG e o vencedor do duelo Brasiliense x Tocantinópolis. A estreia do alviverde está marcada para o dia 23 de maio, contra o Atlético-BA, fora de casa. O primeiro jogo em casa será no dia 30 ou 31 de maio e pode ser o clássico candango, caso o Brasiliense se classifique.

Esta será a 12ª edição da Série D, que contará com 64 equipes divididas em oito grupos de oito times cada, que se enfrentam em duelos de ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para a próxima fase.