A capital federal conheceu na noite do último sábado (30) o 14ª campeão da Monster Energy Professional Bull Riders (PBR), o principal campeonato de mnontaria em touros do país. Em uma noite de muitas emoções na arena, até a última montaria, Alan de Souza garantiu o título inédito com 2240 pontos, vencendo a noite e a etapa de Brasília. O competidor ficou apenas em 7º lugar na noite do primeiro round, mas teve uma segunda noite espetacular, conseguindo parar em todos os touros que montou. O primeiro foi o touro Relíquia, onde conseguiu fazer 84 pontos dos 100 possíveis. Com a vaga garantida pro final da etapa, onde montaram os dez com as melhores notas, Alan se viu em uma situação complicada, montaria Reza a Lenda, concorrente a touro do ano e um dos melhores touros de montaria do país, pertencente a Cia Rancho 3 Irmãos. Alan quase foi derrubado, já no começo, mas se manteve firme, recuperou a posição, e garantiu os 8 segundos em cima do valente animal., e também a maior nota de toda a competição, 92 pontos.
Alan ainda precisaria que o ganhador da noite anterior e terceiro colocado no ranking nacional, Rafael dos Santos, não conseguisse permanecer em cima de seu touro. Rafael montou o touro Netflix, da Cia Tércio Miranda, que o derrubou em menos de 2 segundos, mas como a pata do animal enroscou na saída, ele teve direito a um novo touro, Tiziu, o qual ele já havia montado e superado os 8 segundos na etapa de Brotas (SP), mas dessa vez, o vencedor foi o animal, que derrubou Rafael em pouco mais de 5 segundos e deu a vitória da temporada para Alan dos Santos. Confira o Ranking final da etapa:
1 – Alan de Souza – 256.75 pontos
2 – Amadeu Campos Silva – 256.25 pontos
3 – Rafael dos Santos – 181.25 pontos
4 – Roberto Carlos Vieira Junior – 177 pontos
5 – Mauricio Moreira – 175.25 pontos
Touro do Ano

Foto: Cia Tércio Miranda
A Cia Tércio Miranda teve não só os melhores touros da etapa como também o melhor touro do ano. O destaque fica por conta do touro Impressionante, que ganhou como melhor touro da etapa, juntamente com o touro Netflix, e também foi eleito o touro do ano, tendo uma média por etapa de 44.88.
Tércio falou com exclusividade para o DF Sports+ sobre seus touros, e também sobre a história de superação do touro Impressionante. “Fico muito orgulhoso de ver o Impressionante se recuperando, pois teve um problema de saúde no meio do ano, fizemos o tratamento e demos o descanso devido ao animal, e ele volta a competir nos proporcionando essa alegria imensa. O Netflix nós o conhecemos quando ainda era filhote, e já acreditávamos no seu potencial, mesmo sabendo que tinha um problema de manejo, mas resolvemos isso e ele é uma das realidades dos rodeios, e vai melhorar ainda mais”, afirmou.
“Nosso planejamento era buscar os principais títulos e pontuar bem em todas etapas, e esse título da PBR veio pra fechar o ano com chave de ouro, fechamos bem o ciclo desse planejamento e é gratificante ter essas vitórias, mas eu quero agradecer muito o trabalho da nossa equipe, que sempre se dedicou pela companhia e merece também ser lembrada”, completa.
Alan, o campeão nacional

Foto: PBR Brasil
O campeão nacional Alan falou ao DF Sports+ sobre a felicidade em conquistar a etapa em Brasília e o título nacional. ” Estou muito feliz em realizar esse sonho e ganhar o campeonato nacional da PBR, e ainda ser convocado para a Global Cup, podendo representar meu país. Agradeço a Deus e a nossa senhora aparecida pela oportunidade de poder continuar montando e fazendo o que eu tanto gosto, e dedico esse título a todos parentes e amigos que sempre me apoiaram na estrada, inclusive meu irmão gemeo que também monta e está em outro rodeio agora e ao Scooby, que é um cara que conheci quando tinha 15 anos, e abriu as portas da casa dele pra mim e pro meu irmão, são como pai e mãe pra gente e nos ajudaram bastante”, relatou.
Revelação

Foto: PBR Brasil
A PBR também premia ao final da temporada o Rookie of The Year, o atleta que disputa a competição pela primeira vez e se destaca ao longo das etapas. O ganhador desse ano foi Fabrício Gomes, que ainda terminou entre os 5 melhores no ranking nacional atingindo 983,33 pontos.






