Nesta segunda-feira (22), iniciaram as partidas da primeira edição da Superliga C Feminina de Vôlei, competição que substitui a antiga Taça Prata, equivalente à 3ª Divisão da modalidade no país. A competição concede um total de quatro vagas para a 2ª Divisão, chamada de Superliga B. Para esta edição do certame, as equipes foram divididas em quatro grupos espalhados por três sedes pelo Brasil: Ponta Grossa-PR e Londrina-PR recebem um grupo cada e Recife-PE recebe duas chaves. Os primeiros colocados de cada avançam para a Superliga B.
A capital pernambucana será a sede da única equipe que representará o Distrito Federal nesta Superliga C. A APCEF, de Ceilândia, está no Grupo B e divide a chave com adversários de peso: Associação de Gestores Esp. Entretenimento-SP e o Flamengo-RJ. A equipe brasiliense estreia justamente contra o rubro-negro carioca na terça-feira (23).
Equipe jovem
A maioria das atletas que compõem o plantel da APCEF pertencem à categoria juvenil (Sub-20) e terão um enorme desafio pela frente. Afinal, disputarão uma competição profissional e enfrentarão atletas de grandes equipes do Brasil. Contudo, a APCEF segue sem se intimidar. Thiago Araújo, assistente técnico da equipe, conta que eles viajam com o intuito de avançar à 2ª Divisão. “Temos o objetivo de subir para a Superliga B. Sempre foi esse o nosso foco, desde o início. Sabemos que será uma tarefa bastante complicada, uma vez que teremos adversários de grande qualidade técnica e de maior poder aquisitivo”, afirmou.
Após o término da Superliga C, a APCEF viajará para São José dos Pinhais-PR para a disputa da Taça Paraná Sub-21, que terá início na próxima semana e Thiago ressalta a importância da sequência para toda a equipe. “Independente do resultado (da Superliga C) teremos pela frente essa disputa no Paraná. Claro que vamos com o objetivo de alcançar a 2ª Divisão nacional, mas disputar essas competições nos dará regularidade para as próximas temporadas”, pondera.
A comissão técnica é liderada pelo treinador Horcival Júnior e sua auxiliar Regina Maués, além de Thiago Araújo. Carlos Mello, preparador físico, e Marcelo Lach, chefe de delegação, completam o grupo que comanda os bastidores do grupo. Sob os cuidados desta comissão, a equipe treina desde o mês de julho, totalizando um total de 80 dias de preparação para a competição e seu plantel ficou montado com os seguintes nomes:
Tainá Beatriz Lopes;
Ana Clara Oliveira de Queiroz Teófilo;
Edjane do Nascimento Ferreira Cruz;
Ana Cláudia Pedroso;
Natalia Helena Pavi;
Nurieh Leilah Rodrigues Acosta;
Mellanie Andreoli;
Luiza Martins do Amaral;
Giovanna Aparecida Pereira da Costa;
Julia Gatelli Nunes;
Larissa Luiz Teixeira;
Renata Rodrigues da Silva;
Franciele Nataly Silvério Machado.
A equipe da APCEF estreia na Superliga C nesta terça-feira (23), às 20h, diante do Flamengo-RJ, no ginásio da UniNassau, em Recife-PE. Na segunda rodada, o clube retorna à quadra para desafiar o Assossiação Gestores de Esp. Entretenimento-SP, às 17h, no mesmo local, na quarta-feira (24). Após o fim da competição, independentemente do resultado, a delegação parte para São José dos Pinhais-PR para a disputa da Taça Paraná Sub-21.
Por Gabriel Felipe