Após acordo com FFDF e clubes, PMDF volta a impor torcida única

Foto: Haland Guilarde / FFDF

O Brasiliense emitiu uma nota oficial em suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (6). O clube afirma que, após acordo fechado para a presença das duas torcidas nos jogos finais do Candangão BRB 2023, foi supreendido com nova ordem para realização das partidas com torcida única.

Na manhã de quarta-feira (5), a Federação de Futebol do Distrito Federal, por meio de seu presidente, Daniel Vasconcelos, concovou uma reunião com representantes dos clubes finalistas do Candangão, Brasiliense e Real Brasília, e com os órgãos envolvidos nas ações de segurança dos jogos e liberação de laudos do DF, para tratar das partidas finais do Campeonato Candango de Futebol da Série A.

Na reunião realizada na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), ficou acordado que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) faria esforços para atender o pedido de liberação para torcida mista em ambos os jogos, dias 8 e 15 de abril. Em contrapartida, os clubes e a FFDF se comprometeram em ajudar no que fosse necessário para que os torcedores de Real Brasília e Brasiliense pudessem torcer para os seus times com segurança.

Ao longo da competição, poucos jogos puderam ter a presença das torcidas de ambos os times envolvidos. Em sua maioria, os estádios do DF têm laudos que liberam apenas torcida única e, em geral, com limitação de público.

A decisão da PMDF contraria o pedido da Federação e dos clubes, causa anseio dos torcedores do Distrito Federal e pode representar outra preocupação. Ainda que a decisão proíba os admiradores das duas equipes, temos visto em alguns jogos torcedores visitantes que, não identificados, ocupam as arquibancadas misturados à torcida mandante.

Sem considerar este fato, acatando a ordem da Polícia Militar, sem a devida separação das torcidas e até mesmo o necessário efetivo policial e de segurança, um possível incidente ou caso de agressão dificilmente seria controlado no tempo e forma necessários.

O Brasiliense encerra a nota dizendo que “lamenta a decisão, após longas tratativas de todas as partes envolvidas, que lutaram o máximo possível para a liberação, e ressalta que o Estádio Boca do Jacaré (Serejão) cumpre com todas as exigências necessárias, e que o futebol do Distrito Federal deve ser mais prestigiado, não só por se tratar de uma final de campeonato, mas principalmente pelas torcidas envolvidas no espetáculo!”

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *