Após confusão, LECAB elimina Santa Maria da Copa Novos Talentos
Neste sábado (6), foram disputadas as semifinais da categoria sub-20 da Copa Novos Talentos, uma das competições mais tradicionais do futebol de base do Distrito Federal. Em um dos jogos, porém o destaque foi negativo. Ao fim da partida Santa Maria 0 x 2 BNT, uma confusão envolvendo atletas do Santa Maria e o responsável pela organização do torneio, Francisco Mendes, acabou com o banimento da equipe, de dois atletas e toda a comissão a comissão técnica do Santinha de campeonatos da LECAB (Liga Esportiva das Categorias de Base de Brasília).
A Liga emitiu, no início da noite de sábado, uma nota de repúdio, onde dizia que “o goleiro da equipe sub-20 da Sociedade Esportiva Santa Maria,” partiu “para cima para agredir o organizador da competição e também presidente da Liga, Francisco Mendes, alegando que [este] teria beneficiado a equipe do BNT e que a arbitragem influenciou no resultado de campo, sendo que a partida aconteceu de forma normal.”
Na nota, a LECAB informa ainda que os membros da comissão técnica do time grená não agiram para tentar separar a confusão e, com os fatos citados, informaram a exclusão dos envolvidos em torneios da Liga. “Com isso decretamos a eliminação de forma PERMANENTE da equipe Sociedade Esportiva Santa Maria das competições organizadas pela LECAB em qualquer categoria, e também o jogador Felipe Souza Carvalho e toda a comissão técnica da equipe do Santa Maria,” diz o texto.
A equipe do DF Esportes entrou em contato com os dois lados envolvidos, clube e Liga, para esclarecer o ocorrido.
“Foi desagradável, para mim, hoje foi dia mais triste da minha vida,” disse Francisco Mendes, presidente da LECAB. Mendes disse ainda que “a gente sempre trabalhou em prol desse projeto, desse sonho de estar incentivando o esporte. A minha luta aqui é muito grande, vocês sabem, é de muitos anos.”
O jogo estava normal, 2 a 0 para o Paranoá/BNT. Eu estava no fundo do gol, conversando com o gandula, ele me provocando o tempo todo. Terminou o jogo, ele veio me provocar, me seguindo, e falou: ‘desse jeito o Santa Maria não vai mais disputar a competição, você só protege os outros’. Mas, muito pelo contrário, jogo [foi] normal, BNT ganhou na bola. Eu falei para ele: ‘eu não falo com atleta, vou falar com o presidente do clube’. Ele falou: ‘você protegeu o pessoal, você é um safado’. Aí, ele veio, me encarou, me empurrou, e começou a confusão, e eu tinha que me defender, porque ele veio pra cima de mim, mas também não bati nele. O pessoal chegou e separou. Alguns jogadores do Santa Maria intervieram, eu conheço os meninos desde pequeno, do fraldinha. Graças a Deus eu saí ileso.
Francisco Mendes afirmou que o banimento da equipe se restringe ao CIAF (Centro Integrado de Atividades Físicas), que disputava a competição em parceria com o Santa Maria, sua comissão técnica e os atletas citados. A parceria do Santinha com o CIAF, inclusive, visa a participação do clube no Candango Sub-20, que tem início no próximo fim de semana, dias 13 e 14 de maio.
Na conversa com o DF Esportes, a diretoria do Santa Maria negou a parceria com o CIAF no sub-20, afirmando serem entidades separadas, uma vez que o “CIAF trabalha apenas com crianças até 13 anos”, e apresentou os argumentos da comissão técnica presente na partida. Segundo eles, “o senhor Francisco Mendes ficou de forma inédita atrás do gol onde o goleiro Felipe estava atuando. Ao final da partida, o mesmo questionou o senhor Francisco sobre os erros da arbitragem, que reagiu com xingamentos de ‘marginal e filho da puta’, fato que fez com que o goleiro se exaltasse e fosse em direção ao senhor Francisco, mas o mesmo foi contido por nossa comissão, nao chegando as vias de fato.”
A alegação do clube refuta, inclusive, que tenha havido omissão por parte da comissão técnica, sendo que “posteriormente tentamos conversar com o Sr. Francisco de forma civilizada, o mesmo ainda muito exaltado acusou o clube de vandalismo nas dependências do estádio, o que não foi confirmado segundo o video [apresentado] e a vistoria do Secretário de Esporte de Luziânia.” Por fim, na argumentação da comissão técnica do Santa Maria, houve surpresa com a nota publicada pela Liga.
Não isentamos a parcela de culpa de nosso atleta, e o Sr. Francisco também afirmou que tinha se exaltado, por isso os xingamentos. Depois da conversa, ficamos certos que estava tudo resolvido, pois mostramos que não tinhamos mais interesse por nossa parte e nem do Sr.Francisco que nossa equipe participasse de seus campeonatos, e o mesmo afirmou que a amizade continuaria. Horas depois, uma postagem onde age de forma difamatória em relação ao clube e inclusive divulgando nome de um atleta que nem faz parte da nossa equipe. O Santa Maria esta em contato com nossos advogados para tomar as medidas cabíveis.
Final
Com a vitória por 2 a 0, a equipe Brasília Novos Talentos (BNT) garantiu a vaga na decisão do torneio e enfrentará o Capital que goleou o Brazlândia por 4 a 0. As informações do jogo final ainda serão divulgadas pela LECAB.
Veja abaixo a nota de repúdio publicada pela LECAB.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.
Blocos individuais
Assunto muito complexo, onde a falta de estrutura para todos e trabalho feito junto aos atletas sem a devida estrutura, causa uma ansiedade de que no dia do jogo a vitória tem que vir a todo custo, engano ao achar que árbitros, e pior, organizadores dos eventos tenham que assumir a culpa de uma derrota, toda essa situação tem e deve ser debatida exaustivamente, pois fatos como estes acabam por fechar espaços para os eventos e bem como desanimar as pessoas que fazem a organização dos mesmos. Em minha humilde opinião, temos que conscientizar atletas, pais e comissão técnica, para que não fiquemos sem calendários esportivos, principalmente para as equipes que não conseguem participar dos campeonatos organizados pela FFDF. *MEU RESPEITO AO CHICO PELO BELÍSSIMO TRABALHO E A TODOS QUE ASSUMEM OS EVENTOS DE FUTEBOL DO NOSSO QUADRADINHO E ENTORNO, BEM COMO AOS ÁRBITROS E ASSESSORES*
PS.: MINHA HUMILDE OPINIÃO.