Após turbulências e sob nova gestão, Gama tenta recuperar prestígio

Foto: Victoriano Callado

Time mais popular do Distrito Federal e maior detentor de títulos no campeonato local, o Gama veio para esta temporada de 2023 em fase de reconstrução. Isto porque, até o ano passado, a gestão do futebol pertencia à SAF, que foi concebida como solução, mas que com o passar do tempo gerou ainda mais problemas para o clube.

A diretoria executiva que era composta por Weber Magalhães e Arilson Machado renunciou aos seus cargos, e coube ao segundo vice Wendel Lopes assumir o clube. Com o apoio dos demais conselheiros, foram tomadas ações administrativas para que a SAF fosse desfeita e em seguida o clube retomasse o futebol, isso com apenas três meses antes de o Candangão começar. O imbróglio atrasou o planejamento do time, e fez com que o Periquito fosse uma das últimas equipes a se reapresentar para a temporada 2023.

A nova diretoria não se traduziu em nova filosofia de gestão. O clube recorreu à soluções do passado que deram certo nas temporadas de 2019 e 2020, a começar pela escolha do treinador: Vilson Tadei retornou ao clube depois de uma temporada vitoriosa no arquirrival Brasiliense, o que causou rejeição por parte da torcida. O veterano zagueiro Emerson, que tem profunda identificação com o Gama deixou o acerto que tinha com o Capital para voltar ao clube que o revelou. Com ele retornaram dois atletas que foram campeões pelo Periquito: o lateral direito Júlio César e o atacante Vitor Xavier.

Os destaques da equipe que terminaram na quarta posição do ano passado acertaram vínculos com outros clubes, como o meia Filipe Cirne, o atacante Milla (ambos contratados pelo Ceilândia) e o centroavante Matheus Iacovelli (futebol da Albânia). O lateral esquerdo Espeto e o volante Borjão aceitaram o convite do Brasília. Do elenco do ano passado, apenas o meia Iago revelado pela base do clube permaneceu.

A maioria dos reforços são desconhecidos e com passagem por equipes de pequena expressão, exceto o centroavante Diogo Oliveira. Aos 41 anos, o jogador coleciona passagens por Criciúma-SC, Chapecoense-SC, Juventude-RS e Paysandu-PA. A tendência é que o clube recorra aos atletas da base para completar o plantel. Confira abaixo o elenco do Gama para o Candangão 2023:

  • Goleiros: Ravel e Murilo;
  • Zagueiros: Emerson, Kelvin, Tiago Santana e Rafael Lima;
  • Laterais: Júlio César, Renan Brainer e Estêvão;
  • Volantes: Welton e Bruno Ribeiro;
  • Meias: Iago, Matheus Vargas e Gui Nascimento;
  • Atacantes: Paulo Roberto, Diogo Oliveira, Gabriel Vargas, Vitor Xavier, Lucas Duarte e Cristian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *