Após vencer o Flu de virada, Brasília Vôlei enfrenta Praia Clube

Foto: Luciano Villalba Neto / Jornal Passe A

Por Luciano Villalba Neto

O Brasília Vôlei venceu o Fluminense no tie-break com parciais de 20/25, 25/23, 20/25, 25/22 e 15/10 na noite de sexta (29) no Ginásio do SESI em Taguatinga. Foi o primeiro jogo da temporada da equipe feminina, que representa o Distrito Federal, válido pela Copa Brasília Vôlei 2023.

No primeiro jogo da rodada, a equipe do Brasília Vôlei do naipe masculino, que deve jogar a Superliga B, foi derrotada pelo Neurologia Ativa. Os goianos se impuseram na partida desde o início e venceram em 3 sets diretos com parciais de 16/25, 19/25, 22/25.  No segundo e no terceiro sets, um bom início do Brasília Vôlei comandando por Marcelo Thiesen.

As equipes candangas tiveram folga neste sábado (30) e voltam à quadra no domingo (1). Nos duelo de visitantes no segundo dia do torneio, o Neurologia Ativa venceu o Pró-Vôlei Goiás por 3 sets a um. No feminino, O Dentil Praia Clube estreu com vitória sem ceder sets para o Fluminense.

Feminino

Em entrevista após o jogo, o técnico do Brasília Vôlei, Ângelo Vercesi, explicou que a vitória mostrou um carácter de equipe. “[Vitória] muito positiva porque foi a primeira referência que a gente teve como jogo… até então a gente só tinha jogado com equipes masculinas, universitárias e master. Todo mundo deu sua contribuição. Então, elas entenderam que durante o ano todo mundo vai ser muito útil e brigando uma bola por vez que a gente vai conseguir o resultado”, afirmou o Mister.

O técnico explicou ainda que o time treina neste sábado, especialmente as atletas que não jogaram muito tempo a primeira partida, assiste ao vídeo e ao jogo do Praia contra o Fluminense na segunda rodada e volta à quadra no domingo para a terceira partida do torneio no domingo.

Juliana Carrijo comentou a vitória e observou que a oportunidade de jogar contra equipe de outras unidades de federação deve ser aproveitada ao máximo, já que o DF não tem um campeonato como outros estados como Rio e São Paulo. A levantadora que renovou com o Brasília afirmou a importância da vitória. “É legal ganhar e saber que a gente tem muito a crescer ainda… Nossa equipe pode mostrar muito mais”, afirmou a levantadora.

Próximos Jogos

Derrotados pelo Neurologia Ativa, Brasília Vôlei e Goiás Vôlei voltam à quadra neste domingo, às 16h, fazendo a preliminar da rodada. Logo após o jogo do masculino, as duas equipes que venceram na estreia no feminino, Brasília Vôlei e Dentil Praia Clube se enfrentam também no ginásio do Sesi Taguatinga.

Todas as partidas da Copa Brasília Vôlei são transmitidas ao vivo pelo canal do clube anfitrião no Youtube. Veja abaixo como foi a vitória do time feminino do Brasília Vôlei na estreia.

Brasília Vôlei 3 x 2 Fluminense – no detalhe

Primeiro set

A batalha foi ponto a ponto até a metade do primeiro set. O Brasília Vôlei pediu seu primeiro tempo quando a partida estava com o placar adverso em 12/15. O time se recuperou e fez 15/16. Daí, foi a vez de a equipe carioca pedir tempo. Mais uma escapada do Fluminense e a segunda parada do time da casa em 16/19. Na volta, bloqueio carioca e dois erros das anfitriãs. Ana Medina entra no lugar de Nayara. Kelly bloqueia bem e as donas da casa encostam em 17/19. Ana vai para o saque e a argentina Elina ataca da entrada deixando o placar em 17/22. Trocação e o Brasília faz 18/22. Vitória Parise entra no lugar de Kelly para sacar e encosta mais uma vez em 19/22. Elina ataca mais uma e faz 19/23. A galera da arquibancada fica tensa. Um erro das donas da casa e o Flu chega ao set point. Ângelo Vercesi pede o segundo tempo. Guilherme Schmitz promove inversão no Flu com Juma e Paula Mohr. Após o saque de Elina, Lana ataca pelo meio e renova a esperança da torcida, é o 20/24. Sophia, a Soso, entra no lugar de Laiza no Brasília para sacar. Felix sacramenta a vitória do Flu no primeiro set com um ataque certeiro. Final de set: Brasília Vôlei 20 x 25 Fluminense.

Segundo set

O segundo set também é ponto a ponto até uma boa sequência do time carioca com um ataque de Elina, 12/13, um de Pietra, 12/14, e uma china de Félix. Tempo solicitado pelo banco do Brasília Vôlei. Na volta, Pietra bloqueia e faz 12/16. O time da casa faz a inversão com Soso para levantar. Detalhe: A segunda levantadora Mikaella sentiu o joelho nos treinos e não joga por precaução. O Flu segue pontuando em momento bom para o time carioca, 13/17. Nayara quebra a sequência e diminui para as anfitriãs, 14/17. Erro no ataque tricolor e é a vez de o Fluminense solicitar o primeiro tempo do set em 15/17. Jogo é duro, é pegado! Na volta, o Flu marca, faz 15/18. Ponto lá, ponto cá. Em 17/19, Vercesi desfaz a inversão. Partida ganha mais emoção no final do segundo set. Na sequência do saque de Ju Carrijo, Ariane ataca para aumentar a diferença, 17/20.  Camila Paracatu saca… Kelly impede o contra-ataque e pontua no bloqueio, 18/20. Sabrina saca e as cariocas erram na defesa, 19/20. Parise entra no lugar de Nayara, lá no ataque. Sabrina saca e Ariane vem com força na junção do bloqueio e faz 19/21. Meu Deus, que jogo é esse! No contra-ataque depois do saque de Ariane, la hermana Elina ataca duas vezes para marcar 19/22. Arquibancada tensa! Nayara volta no lugar de Parise. Ariane saca pra fora, 20/22. Nayara pontua no ataque e Brasília Vôlei encosta perigosamente, 21/22. Paula Mohr entra no lugar de Pietra e Juma no lugar de Ariane, é a inversão carioca no set. Bloqueio brasiliense na sequência do saque do time da casa. É o empate, Mais um ace entre a ponteira e a líbero tricolores. É o set point, 24/22. A torcida se levanta no ginásio Sesi Taguatinga! Pietra se recupera e ataca para colar no placar, 24/23. O time de Vercesi está a um side out da vitória no set. A torcida está inflamada. Elina saca para fora e o ginásio comemora o empate na partida. Final de segundo set: Brasília Vôlei 25 x 23 Fluminense.

Terceiro set

Vamos ao terceiro set… Fluminense começa avassalador e chega a 1/5 com ataque ON. Vercesi pede tempo. Na volta, ace de Camila Paracatu e o 1/6 pro time carioca. Sabrina ataca na saída de rede e faz 2/6. Félix faz 2/7. Ponto lá, ponto cá… E o Flu faz 5/9 com Pietra. Felix bloqueia e aumenta pro Flu, 5/10. Brasília reage e depois de um intenso rali, Lanna bloqueia para o Brasília encostar em 9/10. Schmitz pede tempo.  Na volta, ace de Nayara. É o empate em 10/10. Vanessa Janke entra no lugar de Pietra no Flu. Lanna bloqueia mais uma e as anfitriãs viram o placar, 11/10. Elina ataca para o Flu. Novo empate, 11/11. Laiza faz 12/11 e o placar do ginásio fica louco. Placar acertado e jogo rolando… Sabrina aumenta pra 13/11 em novo ataque. Paula Mohr entra no lugar de Elina. Paracatu ataca pra diminuir, 13/12. Que jogaço! China de Kelly, mais um pras donas da casa, 14/12. É Trocação e a diferença se mantém entre um e dois pontos até 18/16. Brasília Vôlei faz a inversão com Soso e Amanda. Flu ataca pra fazer 18/17. Felix faz um ace pra empatar o set, 18/18. É batalha no Sesi/Taguatinga. Outro saque de Felix e, na sequência, a virada carioca, 18/19. Brasília desfaz a inversão. Paracatu larga, quase mata a torcida de raiva, e aumenta, 18/20. Vercesi pede o primeiro tempo do set. Na volta, Nayara ataca pra encostar, 19/20. A ponteira vai pro saque. Paracatu faz mais um, 19/21. Ponto polêmico. Arbitragem fica em dúvida. Pra quem é o ponto, Kuroki? É do Brasília. Não, é do Flu. Não… Para tudo. Calma. O ginásio ferve. Decisão, o ponto é do Flu.  Mais um ataque tricolor, mais um ponto da oposta Ariane, 19/23. E ela determina a chegada do Flu ao set point, 19/24. Parise vem pro lugar de Nayara. Vercesi aposta. Pietra saca e, na sequência, Sabrina diminui, 20/24. Lanna saca e numa largadinha o Flu fecha o terceiro set. Final de set: Brasília Vôlei 20 x 25 Fluminense, mesmo placar do primeiro.

Quarto set

Começa o quarto set. É o set pro Flu fechar a partida. Pro Brasília, o set da sobrevivência. Trocação até o quarto ponto. Arbitragem em dúvida… não, é ponto no erro de ataque do Flu. Brasília na frente, 5/4. Quarto toque e a torcida, impaciente com o árbitro, suspira aliviada. É o 6/4. Mais um erro de ataque do Flu, 7/4. Vanessa Janke ataca para diminuir, 7/5. Nayara responde e faz 8/5. Jogo se apimenta. É quarto set… é decisivo! Trocação com Brasília na frente até 10/9. Ariane bloqueia e empata o jogo, 10/10. Erro de saque tricolor, 11/10. Ponto lá, ponto cá, de novo! Ariane ataca e empata mais uma vez, 11/11. O jogo segue. Flu erra, 12/11. Ana Medina entra no lugar de Sabrina. Laiza bloqueia e aumenta a diferença, 13/11. Schmitz pede o primeiro tempo do set. É Trocação até 16/16. Amanda entra no lugar de Laiza. Amanda saca. Na sequência, erro de ataque do Flu, 17/16. Ponto lá, ponto cá. Desculpe a redundância, leitor, mas é isso! 17/17 no ataque de Ariane. Vanessa Janke bloqueia e Flu tá na frente, 17/18. E aumenta no ace de quem? Ela mesmo, Vanessa Janke, 17/19. Vercesi pede seu primeiro tempo no set. Na volta, Brasília ataca pra encostar no placar, 18/19. Vem a Parise aí no lugar de Nayara! Após o saque de Parise, no contra-ataque, Lanna empata em 19/19. Ginásio ferve! Mais um saque de Parise e Lanna, de cheque, deixa o Brasília Vôlei na frente de novo, 20/19! What a game, guys! Guilherme Schmitz pede o segundo tempo do quarto set. Na volta, o Flu empata no ataque, 20/20. Pietra volta ao jogo e pra sacar. Brasília conta com erro das cariocas para fazer 21/20. Vercesi tira Ju para aumentar o bloqueio. Lanna no saque. Paula Mohr ataca para empatar, 21/21. Nem me desculpo mais… é lá e cá mesmo!!! Ju Carrijo está de volta. Fluminense faz inversão com Juma e Elina no lugar de Pri Heldes e Ariane. Tá tudo igual no quarto set. Juma saca. Amanda ataca e faz 22/21. Saque de Ju Carrijo. Erro de ataque carioca. Brasília Vôlei fica dois pontos na frente. Schmitz desfaz a inversão. Caraca! Nuss! É Rallye depois de mais um saque de Ju. Torcida tensa. Erro de ataque do Flu e o time da casa chega ao set point… Tem cheiro de tie-break, 24/21. Ataque do Fluminense que salva um set point. Jogo dá nos nervos. Mais um erro de ataque e está sacramentado. Vem aí o tie-break. Final de quarto set: Brasília Vôlei 20 x 25 Fluminense.

Quinto set

Tie-break. Quem vence a primeira partida da Copa Brasília? Brasília Vôlei avassalador no serviço de Lanna. As mandantes chegam a 4/1 com ataque de Ana Medina depois de rali. Flu pede tempo. Na volta, Paula Mohr diminui, 4/2. Erro de saque do Flu, 5/2. No serviço de Ju Carrijo, Flu ataca para fazer 5/3. Jogo é pegado! É tie-break! Ariane faz um ace e as cariocas encostam perigosamente, 5/4. Bloqueio duplo e firme do Brasília, pra ganhar moral, 6/4. Erro de saque do time da casa, 6/5, e o “ohhh” da torcida local. Paula saca e Parise, titular no tie-break, ataca da entrada, 7/5. Kelly saca para 8/5. Virada de quadra. Brasilienses na frente. No Flu, Pietra entra no lugar de Vanessa Janke e, no ataque, diminui, 8/6. Jogo indefinido. Rede do bloque do Flu, 9/6. Amanda saca e Paracatu esbanja categoria, larga pra fazer 9/7. Pri Heldes saca. Amanda vem voando da P1 pra fazer 10/7 pela saída. Pietra desconta, 11/8. Vem Amanda aí na pipe… Gisuis! Pontaço o 11/8. Soso entra no lugar de Lanna para sacar. Erro de ataque do Flu, 12/8. Tempo solicitado pelo Flu. Na volta, Amanda voando de novo, 13/8. Torcida se agita ainda mais. Paula Mohr faz 13/9. Dani Seibt entra em quadra pelo Flu. Fluminense erra o saque, 14/9. Ginásio de pé! Pingo no fundo de quadra, Flu salva o primeiro match point, 14/10. Mais um saque pra fora e está sacramentada a vitória de virada do Brasília Vôlei que incendeia o ginásio Sesi/Taguatinga. Final de set: Brasília Vôlei 15 x 10 Fluminense.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *