Foi dado o pontapé inicial para o Candangão 2023. As 10 equipes que disputarão a competição participaram do arbitral na manhã de hoje (17), juntamente com dirigentes da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). O evento definiu o regulamento e o formato da competição no ano que vem, prevista para começar no dia 28 de janeiro.
A abertura do arbitral contou com a fala da secretaria de esportes Giselle Ferreira, que colocou a sua pasta à disposição para poder ajudar os clubes, principalmente em relação aos laudos dos campos. Além disso, ela falou sobre a situação do Bezerrão, um dos principais estádios do DF, que segue, por enquanto, sem condições de jogo, aguardando a licitação da reforma.
A Federação seguirá custeando o valor da arbitragem e da ambulância em todos os jogos.
Formato de disputa
A proposta aprovada foi feita pelo presidente Godofredo, da equipe do Capital. Ficou decidido que a competição terá o formato de todos contra todos na primeira fase, em turno único, e a semifinal e final sendo realizadas em partidas de ida e volta. Foram seis votos a favor dessa proposta.
Outras três equipes votaram a favor da proposta da Federação, que seria manter o atual formato, e um voto para a proposta do Ceilândia, que foi parecida com a do Capital, mas que sugeria um quadrangular na semifinal.
Na semifinal, o cruzamento será olímpico, com o primeiro enfrentando o quarto e o segundo enfrentando o terceiro. A vantagem dos resultados iguais será dos times de melhor campanha na primeira fase, proposta que foi defendida por 6 dos 10 clubes. Nenhuma equipe terá vantagem na final.
Mais definições
Por 7 votos a 3, foi decidido que a competição será iniciada no dia 28 de janeiro, com a final sendo realizada no dia 15 de Abril. Por 6 votos a 4, também foi decidido que os cartões não serão zerados para a fase semifinal e final.
Tabela de jogos
No sorteio da tabela, foi decidido que os cinco times que tiveram melhor campanha no ano passado jogariam em casa a maioria dos jogos, sendo os sorteados de 1 a 5.
- Gama x Taguatinga
- Ceilandia x Brasiliense
- Capital x Samambaia
- Santa Maria x Paranoá
- Brasília x Real Brasília
O clássico entre Gama e Brasiliense acontecerá na segunda rodada, com mando de campo do Jacaré.
A empresa Sportsradar segue com contrato com a Federação pra verificar possíveis manipulações de jogo. Outras empresas também serão responsáveis pela verificação, mas seus nomes não foram revelados.