Com Wilton Pereira Sampaio escalado para o duelo entre França e Inglaterra neste sábado (9), válido pelas quartas de final, a arbitragem brasileira chegará a seis jogos apitados nesta edição do Mundial do Catar. Uma marca que nunca antes foi batida pelos juízes brasileiros em uma mesma edição de Copa do Mundo.
Com a carreira iniciada no Distrito Federal, Wilton já apitou três jogos nesse Mundial: Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita e Holanda x EUA. Além de Wilton, Raphael Claus também apitou dois jogos. Lembrando que a marca inclui apenas o árbitro centrais, sem contabilizar o número de jogos dos árbitros assistentes.
Wilton é o segundo árbitro formado no Distrito Federal que vai à uma Copa do Mundo, o primeiro foi Sandro Meira Ricci. Com Sampaio e Claus, essa será a primeira vez desde 1950 que o Brasil teve mais de um árbitro na competição. Além disso, bateu o recorde de uma equipe de arbitragem brasileira na mesma edição, sendo dois principais e seis assistentes.
Caso o Brasil não avance para a semifinal e final, Wilton está bem avaliado pela Comissão de Arbitragem da FIFA e tem chances de ser escalado para apitar ao menos mais um jogo na competição. Porém, caso o Brasil avance, muito provavelmente o duelo entre França x Inglaterra será o último dele neste Mundial.
De qualquer forma, Wilton já está na história da arbitragem brasileira e mundial representando as federações brasiliense e goiana. Quebrando mais uma barreira, ele se tornou o primeiro árbitro negro brasileiro a apitar uma Copa.
Trajetória
Em 2018, na Rússia, Wilton esteve presente como árbitro de vídeo, no VAR, mas dessa vez foi para apitar como árbitro principal. Ele nasceu em Teresina de Goiás, 287km distante de Brasília, mas foi formado pela Escola de Arbitragem do Futebol do DF em 2001, onde ficou até 2012, quando foi pra Federação Goiana. No ano seguinte, se tornou árbitro FIFA.
Em um intercâmbio feito entre as federações Brasiliense e Goiana, Wilton Pereira Sampaio voltou a apitar o Candangão neste ano, quando comandou a partida entre Capital e Brasília, válido pela 5ª rodada.
Outra curiosidade é que o experiente árbitro é irmão de outro renomado juiz do DF, Sávio Pereira Sampaio, que foi integrado ao quadro FIFA no fim de 2021.