Árbitros do Candangão são apresentados em evento de abertura da temporada
Na noite desta terça-feira (17) a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Comissão Distrital de Árbitros de Futebol (CDAF) apresentaram os árbitros que atuarão no Candangão 2023.
Com a presença do presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, e do presidente da CDAF, Marrubson Melo, o evento serviu como abertura da temporada da arbitragem candanga. Na abertura, Daniel destacou a qualidade dos árbitros do DF.
“Para mim, como presidente da FFDF, às vezes o desgaste maior é com a arbitragem, pois sempre buscam um culpado em campo e cai nos árbitros. E eu recebo as reclamações… mas, temos uma arbitragem de poder se orgulhar, com muita dedicação e honestidade.”
Marrubson destacou o trabalho da Federação, em especial do presidente, juntos aos profissionais da arbitragem do DF. “Quero agradecer [presidente], seu carinho e empenho pelos árbitros, buscando apoiar o crescimento, porque quando o árbitro cresce, o futebol também cresce. Esse Candangão tende a ser extremamente disputado e difícil de ser conduzido, o que obriga a arbitragem estar ainda melhor do que já.”
“É um fator motivador quando se percebe que as equipes estão investindo, que as equipes estão engrandecendo o futebol local. Isso faz com que o grupo de arbitragem também se motive e busque evoluir assim como as equipes estão fazendo.”
Outro ponto destacado por Daniel Vasconcelos foi com relação ao pagamento das taxas de arbitragem. Com histórico de atraso na quitação dos valores junto aos árbitros em outras gestões, o presidente da FFDF afirmou que “toda a taxa de arbitragem já está na conta do sindicato. A gente sabe da dificuldades do passado, mas para nós a arbitragem é uma prioridade.”
Em conversa com a equipe do DF Esportes, Marrubson falou também sobre o VAR, recurso que estreou no Candangão nas finais de 2022 e que, neste ano, estará presente já nas semifinais. “Do quadro nacional, nós temos 50% dos nossos árbitros do DF capacitados e habilitados para trabalhar com o VAR.”
“Em relação a atuação do VAR no ano passado, tivemos vários elogios por parte da Comissão Nacional de Arbitragem e da CBF por todas as decisões tomadas em ambos os jogos. Inclusive, o lance que tivemos a atuação direta do VAR, um lance do primeiro jogo, foi enviado para a Conmebol que está utilizando como referência para que as demais Confederações da América do Sul possam ter como padrão de utilização.”
Presente no evento, também foi destacada a atuação de Leila da Cruz, assistente FIFA que representará o Brasil na próxima Copa do Mundo Feminina, que será disputada a partir de junho na Austrália e Nova Zelândia.