A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convidou árbitros e assistentes que estão se destacando pela suas excelentes atuações nas respectivas federações e nos campeonatos nacionais, para o curso de homologação de arbitragem para o árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee).
Em conjunto com a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Distrito Federal, a CBF convocou o árbitro central Maguielson Lima (quadro da CBF) e os assistentes Lucas Modesto (quadro da CBF) e Leila Cruz – quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) – para representar o DF na formação de profissionais para trabalhar com a tecnologia de vídeo.
Por causa da pandemia de covid-19, os ensinamentos da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, presidida por Leonardo Gaciba, e da Escola Nacional de Árbitros de Futebol, comandada por Giuliano Bozzano, foram divididos em duas etapas: online e presencial.
A etapa online ocorreu com treinamento teórico sobre todos os protocolos do VAR, incluindo análises de mais de 60 vídeos, avaliação teórica, linha de intervenção do árbitro de vídeo, comunicação com a cabine e outros aspectos pertinentes para o profissional que for atuar como assistente de vídeo.
A fase presencial foi dividida em três turmas para seguir os protocolos da CBF contra a covid-19. Já nesta semana, de 26 a 30, Lucas Modesto irá para Águas de Lindóia (SP) para treinar na prática com a infraestrutura do VAR disponibilizada pela CBF, de forma a simular, da melhor forma possível, as situações reais de jogos.
Seguindo a “bolha” implementada pela Confederação, Leila Cruz será a próxima a ir para São Paulo, de 31 a 4, seguida por Maguielson Lima, de 5 a 9. Os árbitros estarão sendo avaliados e instruídos durante todo o período da etapa.
Durante o curso serão realizadas avaliações constantes, com provas teóricas, técnicas, análises de vídeos e treinamentos no campo e na cabine do VAR. Após completar a carga horária exigida pela CBF e pela FIFA, os árbitros do DF estarão aptos para serem escalados e trabalharem no VAR, de acordo com as escalas delimitadas pela Comissão Nacional de Árbitros de Futebol.
Parabéns Maguielson, Lucas e Leila!