A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) convidou árbitros e assistentes que estão se destacando pela suas excelentes atuações nas respectivas federações e nos campeonatos nacionais, para o curso de homologação de arbitragem para o árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Video Assistant Referee).

Em conjunto com a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Distrito Federal, a CBF convocou o árbitro central Maguielson Lima (quadro da CBF) e os assistentes Lucas Modesto (quadro da CBF) e Leila Cruz – quadro da Federação Internacional de Futebol (FIFA) – para representar o DF na formação de profissionais para trabalhar com a tecnologia de vídeo.

Foto: Reprodução

Por causa da pandemia de covid-19, os ensinamentos da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, presidida por Leonardo Gaciba, e da Escola Nacional de Árbitros de Futebol, comandada por Giuliano Bozzano, foram divididos em duas etapas: online e presencial.

A etapa online ocorreu com treinamento teórico sobre todos os protocolos do VAR, incluindo análises de mais de 60 vídeos, avaliação teórica, linha de intervenção do árbitro de vídeo, comunicação com a cabine e outros aspectos pertinentes para o profissional que for atuar como assistente de vídeo.

A fase presencial foi dividida em três turmas para seguir os protocolos da CBF contra a covid-19. Já nesta semana, de 26 a 30, Lucas Modesto irá para Águas de Lindóia (SP) para treinar na prática com a infraestrutura do VAR disponibilizada pela CBF, de forma a simular, da melhor forma possível, as situações reais de jogos.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Seguindo a “bolha” implementada pela Confederação, Leila Cruz será a próxima a ir para São Paulo, de 31 a 4, seguida por Maguielson Lima, de 5 a 9. Os árbitros estarão sendo avaliados e instruídos durante todo o período da etapa.

Durante o curso serão realizadas avaliações constantes, com provas teóricas, técnicas, análises de vídeos e treinamentos no campo e na cabine do VAR. Após completar a carga horária exigida pela CBF e pela FIFA, os árbitros do DF estarão aptos para serem escalados e trabalharem no VAR, de acordo com as escalas delimitadas pela Comissão Nacional de Árbitros de Futebol.

One thought on “Árbitros do DF fazem curso para atuar no VAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *