Árbitros do DF iniciam participação no Seminário Arbitragem sem Fronteiras

Os árbitros de futebol do Distrito Federal se reuniram na noite desta sexta-feira (7) para a abertura do 8º Seminário Arbitragem Sem Fronteiras, que está sendo realizado no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CECAF-DF), localizado no Setor Policial Sul.
O evento contou com a participação do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Martins Cintra, Fabricio Vilarinho e Claudio Soares, que também integram a Comissão, além do presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, o diretor Márcio Coutinho e Raimundo Lopo, presidente da Comissão de Arbitragem do DF.
A iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem como missão promover o desempenho e a capacitação dos árbitros de maneira itinerante, possibilitando a unificação da arbitragem por todo o país. Antes da capital federal, outras sete unidades da federação já recebram o seminário.
Até o próximo domingo (9), os profissionais da arbitragem passarão por palestras e atividades físicas e de campo com foco no desenvolvimento técnico e físico dos árbitros.
Durante o evento, Rodrigo Cintra destacou a importância do seminário e as iniciativas da atual gestão da CBF. “É só o começo, mas tenham certeza que essa gestão do presidente Samir Xaud e seus diretores virará uma página e fará com que o futebol brasileiro cinco estrelas seja respeitado em todas as áreas, inclusive na arbitragem”, declarou.
Para o presidente da Comissão da CBF, o arbitragem nacional é referência. “Eu digo para vocês que a arbitragem brasileira é, se não a melhor do mundo, sem dúvida nenhuma, top 3. Eu estive na Inglaterra há duas semanas. Eles são profissionais há 20 anos e eles erram também”, afirmou Cintra.
Rodrigo Cintra anunciou a criação de um novo grupo de trabalho (GT), que começa a atuar na segunda-feira (10), que “pela primeira vez sai da bolha do grupo da arbitragem”. Participarão do GT clubes, federações, imprensa, comentaristas e, possivelmente, torcedores. O objetivo, segundo Cintra, é proporcionar maior transparência e uma arbitragem mais forte.
O Seminário pode ser ainda, segundo Cintra, uma oportunidade para os árbitros do DF que estarão em observação nos próximos dias. “Vamos conhecê-los, instruí-los, para poder escalá-los. Nos estados que passamos, já teve árbitro estreando na Série A”, afirmou.
O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, também destacou a importância da Comisão estar em Brasília. “É bom vocês estarem mais próximos, conhecer um pouco a realidade de Brasília. Muitos falam que Brasília não tem time na Série A, mas pode certeza que nosso trabalho é de muita luta e dedicação para que possamos ter os representantes do Distrito Federal de volta na primeira divisão”, disse.
“A gente trata a arbitagem com um dos principais pilares da Federação”, disse Vasconcelos. O presidente afirmou ainda que quando assumiu a FFDF o pagamento da arbitragem atrasava. Agora, garante, já está reservado o valor para pagar a arbitragem do Candangão 2026.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.






