Artilheira do DF concorre a prêmio de melhor jogadora de futebol feminino em Israel

Foto: Júlio César Silva

A atacante Dany Helena está concorrendo ao prêmio de melhor jogadora da Ligat Al Women, a principal divisão do futebol feminino israelense. Após uma passagem com poucas oportunidades pelo Real Brasília, a atleta foi para Israel em julho de 2022, para atuar pelo Kiryat Gat, substituindo outra brasileira que fez sucesso por lá, a atacante Flávia, que se transferiu para outra equipe do país, o Hapoel Katamon.

Dany Helena está em grande fase, sendo a principal referência no ataque. Ao todo, a atleta balançou as redes em todos os 33 jogos que disputou, com 33 gols na temporada. A média de um gol por jogo levou a brasileira a se consagrar como artilheira e principal nome no tricampeonato israelense feminino, que o time conquistou de forma antecipada, onde a jogadora marcou 25 gols em 25 jogos. Já na Copa Athena, a atleta fez um gol em cada partida que disputou, totalizando cinco, e se consolidou também como artilheira, levando o Kiryat Gat a mais um título na temporada.

Foto: Reprodução

Além disso, ela disputou os dois jogos da fase de classificação da equipe na Liga dos Campeões Feminino, quando a equipe venceu por 5 a 0 o FC Flora, mas foi derrotada na fase seguinte para a Juventus, da Itália, por 3 a 1. Até esse ano, em toda a história, nenhum time feminino de Israel havia feito gol na Champions League. Dos seis gols da equipe, ela marcou quatro e ainda participou da jogada de um dos outros dois.

A atleta falou com exclusividade ao DF Esportes sobre a sua adaptação e sobre concorrer ao prêmio de melhor jogadora da competição local.

A adaptação foi muito boa, aqui eles se preocupam muito com nós, Israel é uma terra muito próspera e tem tudo que precisamos. Quanto ao futebol, levei um pouco mais de tempo no início paa me adaptar, conhecer melhor como funcionava tudo, mas logo entendi o nosso modelo de jogo e fizemos uma grande temporada. Eu me dedico bastante sempre pra fazer o meu melhor todos os dias, sou centroavante e não imaginava estar disputando um prêmio de melhor da competição, mas acredito que fui importante para a equipe e fiz gols decisivos para a conquista da Copa Athena e da Premier League. Fico feliz demais de estar na disputa, concorrendo com grandes atletas que jogam por aqui. É satisfatório quando a gente dá o nosso melhor e somos reconhecidas por isso.
Dani Helena

No Distrito Federal, a atleta segue sendo a única a ser artilheira por três vezes do Candangão Feminino, quando atuou pelo Cresspom, equipe onde foi revelada e conquistou o bicampeonato em 2014 e 2015. Além disso a atleta já jogou por grandes equipes do país, tendo sua melhor fase no Brasil jogando pelo Flamengo-RJ, onde foi a artilheira isolada da Série A1 Feminina em 2018, quando conseguiu sua convocação para a seleção brasileira feminina.

Para votar na atleta, basta clicar no link e rolar até o meio da página, que está em Hebraico, selecionar a caixa de texto com a foto da atleta e confirmar o voto.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

One thought on “Artilheira do DF concorre a prêmio de melhor jogadora de futebol feminino em Israel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *