Atacante do Real Brasília, Brinquedo jogou com Gabriel Martinelli e fez testes no Manchester United
Gustavo Brinquedo é um jogador de 21 anos que chega para reforçar o ataque do Real Brasília no Candangão BRB 2023. O jogador ostenta passagens por alguns times brasileiros e também times europeus, como o gigante inglês Manchester United.
Brinquedo disse que recebeu esse apelido quando chegou no Ituano, ainda em 2015, por o acharem parecido com o MC Brinquedo, cantor de funk. “Pessoal no futebol só me conhece assim: Gustavo Brinquedo”.
O atleta começou a carreira na equipe de Itu, munícipio do Estado de São Paulo. Foi lá que Gustavo se destacou, ao lado de Gabriel Martinelli, hoje jogador do Arsenal e da Seleção Brasileira. Um ano depois de chegar ao clube paulista, Brinquedo chamou atenção do Manchester United e foi junto com Martinelli para um período de testes.
Em 2016, a mesma pessoa que levou Martinelli para fazer teste no Manchester United acabou vendo um jogo meu e também quis me levar. Ficamos 25 dias treinando com o pessoal, conhecemos o clube, fomos muito bem. Devido a algumas outras coisas, acabei não retornando no ano seguinte, mas foi um período de intercâmbio.
Brinquedo conta que, além de ter conhecido o “teatro dos sonhos”, também conheceu algumas das estrelas dos Red Devils na época. “Chegamos a jogar com alguns meninos que estavam na base na época e hoje fazem parte da equipe principal , conhecemos alguns jogadores como Pogba e Ibrahimovic.”
O jogador do Leão do Planalto jogou com Gabriel Martinelli no sub-17 e também no sub-20 do time de Itu. O jogador conta que a trajetória ao lado do atacante do Arsenal foi uma grande experiência para ele e os colegas da época. Mesmo tendo trajetórias diferentes, Brinquedo disse que ainda troca mensagens com o ex-companheiro.
Foi um grande aprendizado , sempre foi um exemplo, não só para mim, mas para todos meninos que têm o sonho de ser um grande jogador. Hoje em dia não nos falamos muito, mas sempre acompanho o jogos e continuo torcendo, quando mando mensagem de boa sorte ele sempre responde
Emprestado pelo Ituano para o Bahia em 2021, onde jogou na equipe sub-20 e também no profissional e no Brasileirão de Aspirantes, Gustavo deixou de ter vínculo com o clube paulista em 2022, e passou três meses no Sturm Graz, da Áustria. Por problemas de negociação, acabou não assinando contrato.
Voltou ao Brasil no meio do ano para jogar pelo Hercílio Luz, onde fez 10 jogos e anotou um gol da vitória contra o Figueirense na semifinal, no último minuto do jogo. Na decisão, acabou sendo derrotado pelo Marcílio Dias, e acabou com o vice-campeonato da Segunda Divisão Catarinense.
Com 21 anos recém-completados em dezembro, Brinquedo agora chega para a sua primeira experiência no futebol candango, vestindo a camisa do Real Brasília, e projeta o que espera para o Candangão 2023: “Expectativa para o campeonato é muito positiva, quero ajudar bastante os meus companheiros e fazer um belo campeonato”, finalizou.