Athletic Club SAF: Conheça um pouco do adversário do Brasiliense no mata-mata

Foto: Athletic/Divulgação

O Brasiliense conseguiu garantir a quarta colocação no Grupo A-5 do Brasileiro da Série D após goleada por 4 a 1 em cima do Operário-MT e se classificou para o mata-mata. Na fase 16-avos da competição, o Brasiliense irá reencontrar o Athletic, time de São João del Rei-MG. Pela primeira fase da Copa do Brasil deste ano, os times se enfrentaram e o Jacaré avançou após empate em 1 a 1.

O time do interior de Minas terminou na liderança do Grupo A-6 e teve a terceira melhor campanha na classificação geral. O adversário amarelo conquistou 29 pontos, sendo nove vitórias, dois empates e três derrotas, 19 gols marcados e nove sofridos.

O Esquadrão de Aço, como é conhecido o clube, tem 114 anos, mas especialmente desde o ano passado tem chamado atenção após se tornar SAF. Em 2022, a equipe chegou na semifinal do Mineiro e garantiu calendário nacional para este ano pela primeira vez em sua história. Neste ano, novamente chegou nas semis do Estadual e foi eliminado pelo Atlético-MG, mas se tornou bicampeão do Campeonato Mineiro do Interior. Em preparação para a Série D, o time até chegou a vencer o Vasco da Gama-RJ em amistoso por 2 a 0.

Reformulação no elenco

O Brasiliense encontrará um Athletic bem reformulado em relação ao jogo que fizeram na Copa do Brasil, quando os amarelos avançaram por terem a vantagem do empate. O Athletic teve mais de 20 saídas após o Campeonato Mineiro, incluindo o técnico Roger Silva, que está no Pouso Alegre, da Série C. Quem chegou para susbtituí-lo foi Cícero Júnior. Além do comandante, alguns destaques como o goleiro Júlio César, o lateral Patric e o atacante Sassá deixaram o clube. Vários atletas do Esquadrão rumaram para times da Série B e da Série C.

A equipe conseguiu manter alguns jogadores como os laterais Douglas Pelé e Vinicius Silva. Apesar das perdas, o Athletic buscou reposição no mercado e teve a recompensa com a liderança do seu grupo. Os artilheiros do time, Brandão, com cinco, e Wanderson, com quatro, foram atletas pescados pelo setor de análise dos mineiros.

O maior destaque do Athletic é a sua defesa, que se mostrou bastante sólida na primeira fase. O Esquadrão de Aço chegou a ficar sete jogos seguidos sem sofrer gol nos últimos oito jogos, sendo furado pelo Novo Iguaçu, na última rodada. O alvinegro de Minas só sofreu gols em apenas seis jogos e é uma das armas da equipe para ir em busca do acesso.

Torcida athleticana

A população de São João del Rei tem abraçado o time e comparecido ao Estádio Joaquim Portugal (Arena Unimed), que tem capacidade para 2.300 pessoas. No ranking de público geral da Série D, o Athletic ocupou a 12ª colocação entre os 64 times do campeonato. A torcida do Esquadrão teve média de 1.020 torcedores por jogo, representando quase 50% de ocupação do palco de jogo.

Por se tratar de um jogo de mata-mata, a expectativa é que o público compareça em grande número. No jogo disputado pela Copa do Brasil, estiveram presentes 2.153 pessoas, quase a ocupação total do estádio. Na ocasião, a torcida amarela compareceu com 110 torcedores para prestigiar o time.

Por ter a melhor campanha, o Athletic decidirá em casa, como diz o regulamento. A logística para o Brasiliense enfrentar os mineiros será um pouco complicada. O Jacaré precisará viajar de avião até Belo Horizonte e depois ir de ônibus por 3h30 até a cidade de São João del Rei.

O primeiro jogo acontece já no próximo final de semana, com data e horário ainda a serem confirmados pela CBF.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *