Do Distrito Federal para o Brasil inteiro. Essa é a realidade de Amanda Cândida dos Santos (21), jogadora de basquete e natural de Brasília, moradora do Riacho Fundo 2.
Por mais que ainda seja nova, a trajetória de Amanda é bem longa e o sucesso já é realidade. Tudo começou de verdade aos 14 anos, quando resolveu deixar o vôlei de lado e, juntamente com o técnico Luiz, vestiu a camisa do Gama. Na sequência, graças a uma bolsa de estudos, jogou pelo colégio COC e depois pelo La Salle por um ano.
Com o técnico Marcão, que a acompanhava no COC, jogou pelo Vizinhança, onde ficou por quatro anos até chegar ao Filadélfia, time que representa até os dias de hoje. Amanda conta que enquanto estiver morando em Brasília, o desejo é de sempre estar treinando e representando a equipe.
Novas oportunidades
As propostas para jogar em times de outros estados foram muitas ao longo dos anos. No entanto, por ser menor de idade à época, a família aconselhou que esperasse. Atualmente, aos 21, Amanda finalmente pode dar o grande passo que sempre desejou e vai representar o São José do Rio Preto-SP nos jogos regionais e nos abertos, que acontecerão em outubro. E os resultados são bons: a equipe chegou à final da competição, que será neste sábado (6) contra o time do Catanduva.
Mas não fica por aí. Atleta bom é atleta com agenda lotada, não é mesmo? No final do mês de julho, o destino de Amanda será Rio Verde-GO, para representar o time do URB durante a Liga URB. E o objetivo é ainda maior. “Meu objetivo é conseguir jogar, quem sabe, o Campeonato Paulista ou a LBF do ano que vem por algum time de São Paulo”, afirma a atleta.