Natural de Ribeirão Preto, o nadador Guilherme Basseto disputa seus primeiros Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) com bastante experiência na bagagem. Ele já representou o país em duas Universíades, além de ter disputado as Olimpíadas de Tóquio.
Estudante de educação física, o atleta da UNIP-SP disputou as suas primeiras Olimpíadas no 4×100 medley e 4×100 medley misto. Além disso, também é campeão dos Jogos Mundiais Militares e detentor do recorde sul-americano nos 100m costas. “Foi incrível disputar as Olimpíadas, evento de uma magnitude muito grande, algo diferente de tudo que eu já tinha visto. É sempre bom disputar contra os melhores do mundo”, afirma o atleta.
Mesmo com uma rotina recheada de competições, o nadador fez questão de ter a sua primeira experiência no JUBs. “É uma experiência bem bacana. É sempre legal estar em um ambiente diferente e experimentar coisas novas”, analisa.
Guilherme vive auge da carreira, mas acredita que não chega aos JUBs como exemplo para outros atletas. “Não me vejo chegando como espelho, porque também tem outros atletas tão experientes como eu, tanto na minha equipe como nas outras. Todos podem acrescentar de uma forma positiva”, avalia.
O jovem nadador acredita que a experiência na Universíade de Taipei e Nápoles ajudou a alavancar sua carreira tanto no cenário nacional como também no internacional. “Foi bem legal, pois foi minha primeira competição disputando com atletas internacionais. Isso sem dúvidas me moldou como um atleta melhor”.