Atleta paralímpico do DF sonha representar o Brasil
Igor Makita, atleta do Distrito Federal, vem se destacando nas competições de Bocha Paralímpica. Aos 21 anos, o atleta conquistou no último mês um importante título e espera que o triunfo posso colocá-lo em condições de representar o Brasil em competições internacionais.
Dos dias 18 a 23 de abril, ocorreu a Paracopa de Jovens, no Sesc Portão Paraná, em Curitiba. O evento contou com as modalidades Bocha Paralímpica e Futebol PC (Paralisados Cerebrais). Igor sagrou-se Campeão Brasileiro de Jovens, invicto, na categoria BC1. O resultado do brasiliense foi primordial para que a equipe CETEFE conquistasse o segundo lugar na classificação geral por equipes do Campeonato.
Ao DF Esportes, Igor falou sobre a conquista e seu grande sonho. “Foi a mais importante da minha carreira até agora, pois trabalhei um ano para ser campeão e ter a oportunidade de realizar um sonho, que é estar no radar da Seleção de Jovens e, quem sabe, poder representar a Seleção Brasileira de Jovens em um campeonato fora do país. Além de significar meu primeiro título nacional de grande proporção, e que seja o primeiro de muitos,” afirmou.
A bocha paralímpica possui 4 categorias: BC1, BC2, BC3 e BC4. Na categoria de Igor, o atleta necessita de auxílio para movimentar a cadeira, arrumar o corpo e receber a bola antes que o arremesso possa ser executado. Este papel é desempenhado pela professora de educação física Janaína Tavernard Trindade Baroboskin, que além de mãe, é auxiliar-técnica do atleta. Igor treina juntamente com Loreno Kikuchi Pessato, árbitro internacional da modalidade, que vai em sua residência, em Águas Claras, todos os dias pela manhã.
A rotina de treinos de Igor consiste em 16 horas semanais, incluindo as atividades no seu Clube, CETEFE, que é Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o Guilherme Faria (Guma), e no Centro Olímpico e Paralímpico de Santa Maria. A equipe multidisciplinar que acompanha o jovem visa que o atleta de Brasília conquiste medalhas nacionais neste ano.
Apaixonado por esporte, Igor é também estudante de jornalismo, e está no 7º semestre do curso de graduação, que faz com o objetivo de trabalhar na área esportiva.
O esporte é minha vida, é meu caminho desde sempre. O que me motiva a competir é que estar no esporte me define como um todo, sou movido pelo esporte. E competir é também honrar a memória do meu avô Luiz Beltrão Trindade, que foi atleta, sempre me incentivou e me ensinou sobre esse estilo de vida.
Igor concluiu falando sobre seus objetivos para o futuro próximo: “quero representar a Seleção Brasileira de Jovens. Mas, também tenho dois objetivos muito grandes nessa temporada: conseguir me classificar para o Campeonato Brasileiro, através do Regional Centro-Oeste, que acontecerá aqui em Brasília, no período de 15 a 18/06, na minha categoria, e é considerado o mais difícil do Brasil. E, conseguindo classificar, trabalharei para ficar entre os 3 melhores do Brasil. Hoje me encontro em 5º lugar. Meu sonho é estar entre os 3 melhores, então esse é o meu objetivo, vou trabalhar arduamente para alcançá-lo.”
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.