Atleta paralímpico Estevão Lopes e Equipe EMA representam o Brasil no Cybathlon 2024 na Suíça

Foto: Divulgação

O atleta paralímpico Estevão Lopes e a equipe do projeto EMA (Empowering Mobility and Autonomy) da Universidade de Brasília (UnB) representarão o Brasil nas Olimpíadas Biônica, o Cybathlon, que será realizado na Suíça de 25 a 27 de outubro. O evento internacional reúne equipes que desenvolvem tecnologias inovadoras para melhorar a reabilitação de pessoas com deficiência.

O Cybathlon é uma competição única que destaca o uso de neuropróteses, dispositivos capazes de restaurar movimentos em membros paralisados. No caso de lesões medulares, onde a comunicação entre o sistema nervoso central e periférico é interrompida, a musculatura ainda está presente. Através da estimulação neuromuscular, é possível ativar diretamente o sistema nervoso periférico, gerando contrações musculares controladas e ritmadas. Isso permite que pessoas com paralisia possam, por exemplo, pedalar uma bicicleta.

Estevão Lopes, que já participou de edições anteriores do Cybathlon, é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode transformar vidas. Ele e a equipe EMA estão prontos para mostrar ao mundo o potencial das inovações brasileiras no campo da reabilitação.

“É um orgulho estar representando o Distrito Federal e o Brasil em uma competição que o principal objetivo é melhorar em um futuro próximo a qualidade de pessoas PCDs”, afirma Estevão Lopes que embarca nesta segunda-feira, 21, para a Suíça.

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *