Ave Maria Da Salvação – Santa Maria segura o empate e se garante na elite do Candangão

Créditos: Eduardo Ronque/ Real Brasília

A Águia Grená conseguiu um empate heroico contra o líder da competição e garantiu a sua permanência na primeira divisão candanga pelo quarto ano consecutivo. A equipe acabou com os mesmos 7 pontos de Brasília e Taguatinga, mas graças ao saldo de gols, conseguiu ficar na elite. Já o Real Brasília consolidou a liderança e termina a primeira fase em primeiro lugar com 18 pontos, chegando a nove jogos de invencibilidade, e agora jogará a semifinal.

Como já estava classificado, o Leão do Planalto não precisou se preocupar com outros resultados. Além dele, Brasiliense, Capital e Paranoá também passaram de fase.

Primeiro tempo

O jogo começou sem nenhuma boa movimentação de ataque, enquanto o Santa Maria tentava chegar pros lados, o Real Brasília tentava explorar os espaços vazios da marcação adversária, ambos sem sucesso. A primeira finalização só veio aos 20′, quando a bola foi alçada na área e Jô quase abriu o placar. Aos 23′, o Real Brasília chegou novamente com cruzamento na área, e João Eric foi tentar a finalização, mas se enrolou com a bola e foi travado pela marcação.

O Santa Maria acordou para o jogo e teve uma sequência de duas grandes chances, todos parando no goleiro Wendell. A primeira foi aos 28′, quando Ivamar deu excelente passe para Fiapo, que, de frente pro gol, parou novamente no goleiro do Real. No minuto seguinte, Lucas Caetano pegou de fora da área e acertou o chute fatiado, mas viu o goleiro crescer mais uma vez.

Precisando desesperadamente da vitória para se manter na elite, o Santa Maria estava visivelmente nervoso em campo, enquanto o Real, já classificado, ficou trocando passes e pouco chegou ao gol. Sem novas oportunidades de gol, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.

Segundo tempo

Após o intervalo, o Real voltou buscando mais o jogo, subindo a marcação, e aos 3′, teve boa chance com finalizaçaõ de Lucas Souza, que foi por cima. Pouco depois, o mesmo Lucas Souza recebeu boa bola na esquerda, driblou e invadiu a área, mas outra vez finalizou mal. O Real Brasília seguiu melhor e, em chute de fora da área, não abriu o placar por pouco, Johnny fez grande defesa.

O Santa Maria só foi chegar aos 15′, e sem nenhum perigo, em falta cobrada na meia-lua por Watthimen, que foi muito longe do gol. Cinco minutos mais tarde, o Real Brasília chegou bem, desse vez com Juan, pela esquerda, mas a finalização foi fraca, no meio do gol. A Águia levou perigo novamente aos 25′, na primeira chegada do atacante Américo, que cortou para a esquerda e finalizou, para fora.

Aos 34′, o Real Brasília teve a chance de balançar a rede por meio da bola parada, mas Johnny salvou em cima da linha. Dois minutos mais tarde, Igor fez o corte no meio de campo, trouxe para a esquerda e finalizou bem, para boa defesa do goleiro do Santinha. Quando o relógio já marcava 40 do segundo tempo, Américo encontrou Watthimen livre, mas o camisa 10 chutou todo torto e perdeu a melhor chance da equipe até ali no jogo.

O desespero do Santinha só não aumentou com o decorrer do tempo porque o Ceilândia virou seu jogo contra o Taguatinga. Mesmo assim, aos 42′, Paulinho aproveitou a saída errada, ficou com a bola e tentou a finalização, sem direção. O jogo seguiu truncado, sem nenhuma chance, e o jogo terminou em 0 a 0, resultado que salvou o Santa Maria do rebaixamento. O Real Brasília enfrentará nas semifinais o Paranoá, que se classificou após vencer de virada o Samambaia por 3 a 2.

Ficha técnica

SANTA MARIA 0 X 0 REAL BRASÍLIA

Campeonato Candango, primeira fase, 9ª rodada
Estádio Serra do Lago, Luziânia-GO, 18/03/2023, 15h30

Árbitro: Pedro Alves
Assistente 1: Leila Naiara
Assistente 2: Lehi Sousa
4º árbitro: Maricleber Cardoso de Gois
Inspetor: Almir Camargo
Delegado: Raimundo Nonato

Santa Maria

Johnny; Yuri, Pablo, Lídio e Lucas Caetano; Paulinho, Marcão (Vinycius) e Américo; Fiapo, Ivamar e Watthimem
Técnico: China

Gols: Não Teve
Amarelo: Lucas Caetano
Vermelho: Não Teve

Real Brasília

Wendell; Raphael Henrique, Jo, Felipe Mendes e Gabriel Lima; Tiago Ulisses (Matheus Ayub), Igor Feijão, Maxwell (Guilherme Costa) e Lucas Souza; João Eric e Juan Alves
Técnico: Gérson Ramos

Gols: Não Teve
Amarelo: Maxwell
Vermelho: Não Teve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *