Bahia e Minas Brasília voltaram a se encontrar pelo Brasileirão Série A2 de 2022. Por ter perdido o primeiro confronto no DF, as “Minas” precisavam vencer as baianas por um placar de dois gols de diferença para retornar à elite nacional. O time até saiu na frente, mas acabou cedendo o empate no segundo tempo e não teve forças para reagir.
Com o resultado, o Bahia se classificou para as semifinais e para a série A1 de 2023. Já o Minas Brasília se prepara para a disputa do Candangão Feminino a partir de setembro.
O Jogo
Ambas as equipes entraram em campo com a mesma formação do primeiro encontro, mas as candangas foram melhores no primeiro tempo. Apostando na linha de marcação alta, a equipe comandada por Pablo Rizza criou diversas oportunidades, mas esbarrava nas finalizações. Aos 6 minutos, Manu Balbinot cobrou falta rápido e achou Magna com liberdade dentro da área, que demorou demais para concluir e a defesa tirou.
Três minutos depois veio a resposta do Bahia. Após cobrança de escanteio, a zaga do Minas afastou errado e a bola sobrou nos pés de Gabi Itacaré que errou o chute. Aos treze, nova chance para o Minas: cruzamento na área para Manu que antes de chutar sofreu o corte da zaga. Aos 18′, Manu roubou bola pelo meio e cruzou na medida para Katy chutar fraco.
O Bahia quase marcou aos 23 minutos quando Itacaré acertou um belo chute de fora da área e Karen espalmou para a linha de fundo. No lance seguinte o Minas abriu o placar: Manu roubou bola no campo de ataque, tabelou com Katy e achou Elisa Lopes livre na área para chutar no canto e marcar o primeiro gol do jogo.
Se o Minas dominou o primeiro tempo, o segundo foi todo da equipe tricolor. Mais insinuante no ataque, o time dominou o jogo e demorou apenas dois minutos para marcar o gol de empate. Lane cobrou falta da intermediária, Karen espalmou para a frente e Jumária por cobertura mandou para o gol.
O Minas tentou dar a resposta imediata e teve uma boa oportunidade aos quatro minutos quando a zagueira Tati escorou escanteio de cabeça, mas Camila praticou a defesa. Aos 32, nova chance para o Bahia: cobrança de escanteio, Letícia cabeceou para trás e Itacaré de cabeça mandou por cima da trave, perdendo grande oportunidade.
Ambas as equipes apelaram para as modificações e o Minas se lançou todo ao ataque para marcar o gol que levaria à disputa por pênaltis. Aos 41 minutos Milena Ceará cobrou falta e a bola passou por todo mundo, inclusive por Letícia Borges que estava no segundo pau. O Bahia então segurou o jogo até o apito final para comemorar a vaga às semifinais e o acesso.
Ficha técnica
BAHIA-BA 1×1 MINAS BRASÍLIA
Campeonato Brasileiro Binance Feminino Série A2 2022
Segunda Fase – 2ª rodada
Arena Fonte Nova, Salvador-BA, 11/08/2022, 17:30h
Árbitro: Josué Reis
Assistente 1: Daniella Coutinho
Assistente 2: Ledes Neto
Quarto Árbitro: Ademilton Piedade
Bahia-BA
Camila; Ariely, Thayná, Débora e Taiana; Lane, Kaylane (Jumária), Miúda (Di Menor) e Faby Ramos; Ellen (Juliana Ramos) e Gabi Itacaré
Técnico: Igor Morena
Gols: Jumária (2′ – 2ºT)
Cartões amarelos: Não houve
Cartões vermelhos: Não houve
Minas Brasília
Karen; Renata (Milena Ceará), Tati, Letícia Teles e Laura Marin (Sassá); Magna (Letícia Borges), Stephanie (Lia) e Monse Ayala; Manu Balbinot (Bruna Pelé), Elisa Lopes e Katyele
Técnico: Pablo Rizza
Gols: Elisa Lopes (24′ – 1ºT)
Cartões amarelos: Bruna Pelé
Cartões vermelhos: Bruna Pelé