A oitava rodada do Campeonato Brasileiro Série D foi concluída para a Sociedade Esportiva do Gama, que segue sem saber o que é perder na competição, dessa vez, graças ao goleiro Rodrigo Calaça.
O adversário na noite desta quarta-feira (21), foi a equipe do Bahia de Feira, que estava invicta até então em seus domínios, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana-BA.
O jogo
Assim como na última rodada, quando teve a equipe baiana como adversária, o Gama encontrou dificuldades em se impor em um primeiro momento, graças ao bom esquema tático montado pelos donos da casa, que não se abateram por conta de 11 desfalques, devido a covid-19; e a necessidade de adaptação ao gramado sintético.
Somente aos 18 minutos, veio o primeiro lance de emoção na partida. Esquerdinha roubou a bola no meio de campo e acionou Nunes com passe rasteiro. O centroavante dominou e bateu forte ao lado da meta do goleiro Alan.
Dois minutos depois, os donos da casa responderam com perigo. A defesa gamense cortou errado uma bola alçada na área, Ebinho aproveitou e escorou para Deon, livre, finalizar para fora.
Aos 27′, mais uma vez Bahia de Feira no ataque. Em um bate rebate na grande área, a bola sobrou para os pés de Ebinho, que arriscou um voleio. No entanto, sem sucesso.
Sem conseguir manter a posse de bola sob o seu controle, a melhor chance do Gama, até então, veio pelo alto.
Com 37 minutos, Gabriel cobrou lateral direto na pequena área, Nunes subiu mais alto que a defesa e cabeceou. Na sequência, o goleiro Alan se esticou para cortar a bola que tinha destino certo.
Entretanto, cinco minutos depois, a bola balançou as redes. Em cobrança de falta ensaiada, Andrei Alba rolou para trás, e Júlio Lima soltou uma bomba indefensável no canto esquerdo do goleiro baiano – 1×0 Gama.
Segundo tempo
O Bahia de Feira voltou com mais apetite para os 45 minutos finais. Ebinho foi acionado, levou ao fundo e cruzou para Judicael finalizar na rede pelo lado de fora com apenas dois minutos.
Aos 11′, o Bahia de Feira por muito pouco não empata. Alex Cazumba arriscou de longe, Calaça espalmou nos pés de Ebinho, que tentou encobrir o goleiro ainda caído. Entretanto, Gustavo Rambo surgiu para afastar o perigo.
À la Gordon Banks
Com maior volume de jogo, o Tremendão viu as mãos do goleiro Calaça impedirem um resultado positivo para os mandantes.
Aos 29′, Deon finalizou de cabeça no canto direito do gol alviverde, mas o goleiro gamense mostrou elasticidade para evitar o empate. No entanto, o assistente Marcus Vinicius já havia assinalado impedimento no momento do cruzamento.
Quatro minutos depois, aos 32′, Ricardo Silva cobrou falta, porém, o guarda das redes do Periquito, mais uma vez, espalmou para escanteio.
Na cobrança do tiro de esquina, a zaga cortou, Leo Porto pegou o rebote e emendou um sem pulo no ângulo. Mais uma vez, brilhou a estrela de Calaça.
O confronto seguiu sem grandes emoções até o soar do apito final do árbitro Tarcisio Flores da Silva. O novo triunfo leva o Gama aos 22 pontos, com 17 gols marcados e apenas dois sofridos.
Na próxima rodada, no sábado (24), a equipe recebe o Palmas, lanterna do grupo A6, no estádio Bezerrão, às 17h.
Ficha técnica
BAHIA DE FEIRA 0 x 1 GAMA
Campeonato Brasileiro Série D 2020 – primeira fase, 8ª rodada
Arena Cajueiro – Feira de Santana – BA – 21/10/2020, 19h
Árbitro: Tarcisio Flores da Silva (RN)
Assistentes 1 e 2: Carlos Vidal e Marcus Vinicius (BA)
Quarto árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Analista de campo: Vidal Cordeiro Lopes (BA)
Bahia de Feira
Alan; Menezes, Paulo Paraíba, Eduardo José; Alex Cazumba, Jarbas, Capone, Murilo (Ricardo Silva); Deon, Judicael e Ebinho (Leo Porto)
Técnico: Arnaldo Lira
Cartão amarelo: Capone, Deon, Judicael
Cartão vermelho: não houve
Gols: não houve
Gama
Calaça; Gabriel, Gustavo, Rambo, Júlio Lima; Wallace, Andrei Alba (Romário), Esquerdinha; David Souza, Nunes e Vitor Xavier (Ueslei)
Técnico: Vilson Tadei
Cartão amarelo: Andrei Alba, Calaça e Wallace
Cartão vermelho: não houve
Gols: Júlio Lima (42′ – 1T)