Beach Tennis: Sand Series Brasília Decathlon tem jogos de oitavas e quartas de final hoje

Foto: Marcello Zambrana / Sand Series Brasília

Com a realização de 32 jogos, o ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, deu início nesta quinta-feira (15) à chave principal, no masculino e no feminino, no maior evento oficial de Beach Tennis do mundo. Para esta sexta-feira (16), no Distrito Federal, estão programadas as partidas das oitavas e das quartas de final. A rodada dupla começa às 9h e segue até 22h, definindo os semifinalistas. A partir das 15h serão realizadas, também, as disputas das categorias amadoras.

O primeiro dia, nesta quinta, foi de muita disputa, com o público marcando presença para acompanhar os melhores atletas do ranking mundial nas quadras da PlayTennis, centro esportivo localizado na Arena BRB BSB. O espaço foi especialmente montado para o torneio, com mais de 10 mil m².

No masculino, os atuais campeões, o italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos, melhor dupla do mundo e cabeças de chave 1 do torneio, confirmaram o favoritismo e estão nas oitavas de final. Cappelletti e Ramos derrotaram os brasileiros Felipe Poffo e Nata Porte por 6/0 e 6/2. E mais uma dupla favorita avançou: o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, cabeças 2, não deram chances aos brasileiros Rodrigo Schaefer e Antonio Tremura, marcando 6/4 e 6/1.

“Boas lembranças de Brasília, com o título no ano passado. Chegamos com boa energia e confiança depois de jogar em Tucuruí, no Amazônia Open, e fomos bem na primeira rodada, diante de uma dupla que veio do qualifying e que joga muito”, afirmou Cappelletti.

Já a dupla brasileira formada por Fabrício Neis e Daniel Schmitt surpreendeu os cabeças 4, os italianos Doriano Beccaccioli e Tommaso Giovannini, vencendo por 7/5, 3/6 e 10-7 para seguir no Distrito Federal.

Maksimilians Andersons, da Letônia, e Mathieu Guegano, da França, cabeças 5, ganharam dos italianos Diego Bollettinari e Marco Faccini por 7/5 e 6/2. E em jogo entre parcerias brasileiras, Allan Oliveira e Thales Santos, cabeças  6, estrearam com vitória diante de Evandro Rosendo e Lucas Lima por 6/3 e 6/2. Giovanni Cariani e Gustavo Russo derrotaram Ralff Abreu e Matheus Belo por 7/5 e 6/1.

“Foi ótimo, maravilhoso estar de volta na quadra com o Thales. Conseguimos encaixar ao longo da partida, fazia tempo que não jogávamos juntos, isso conta, mas administramos, acalmamos os ânimos e fomos embora”, explicou Allan.

“Estreia é sempre tensa. Mas, conseguimos virar e vencer no primeiro set e, depois, entramos melhor nos pontos e aproveitamos as oportunidades para ganhar por 6/1 no segundo”, observou Russo.

Foto: Marcello Zambrana

Dupla de Brasília nas oitavas

E uma dupla de Brasília comemorou em casa a vitória e a vaga nas oitavas de final. Júlio Roberto Testa e Gustavo Ribeiro, que receberam wild card dos organizadores, ganharam de Mateus Moreira e Matheus Silva por 6/1 e 6/4.

Campeãs vencem

No feminino, vitórias das favoritas. No ano passado, a italiana Flaminia Daina foi campeã nas Duplas Mistas e Nicole Nobile nas Duplas Femininas. Agora, estão juntas em busca de mais um título e estrearam confirmando o favoritismo. Cabeças de chave número 2, Flaminia e Nicole marcaram 6/0 e 6/2 nas brasileiras Ana Clara Fialho e Fabiana Seixas.

“Meu primeiro título foi ao lado da Flaminia, em 2015, e é muito bom estarmos novamente juntas”, afirmou Nicole. “Realmente é muito bom voltar a jogar com a Nicole. Como estreia, acho que foi ótimo e agora é manter a mesma energia na próxima rodada”, destacou Flaminia. 

Quem também ganhou foi Sofia Cimatti, da Itália, campeã em 2022 com Nicole. Jogando este ano com a espanhola Eva Palos, como cabeças 4, derrotou Lady Esther Guzman, da Venezuela, e Beatriz Rivera, de Porto Rico, por 6/3 e 6/0.

Já a dupla brasileira cabeça de chave 3, Sophia Chow e Vitória Marchezini, estreou vencendo as também brasileiras Tassia Sono e Isabella Sella por 6/0 e 6/1. Cabeças 6, as brasileiras Julia Nogueira e Marcela Vita ganharam de Manuela de Tommaso e Isabela de Souza, também do Brasil, por 6/1 e 6/1. Joana Cortez e Raquel Iotte (Brasil, cabeças 7) passaram por Brenda Brissac e Julia Cabral (Brasil): 6/2 e 6/0. As cabeças 8, Samantha Barijan e Isabela Garrido derrotaram Amanda Helminsky e Julianna Martins, ambas do Brasil, de virada, por 2/6, 6/1 e 10-4. E em um confronto Brasil/Itália, vitória brasileira com Fernanda Firmo e Isabelle Vecchi diante de Eva D’Elia e Verônica Visani: 6/1 e 6/3.

Setecentos atletas de 13 países

O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, conta com um total de 700 atletas inscritos, vindos de 13 países – as chaves profissionais estão sendo disputadas por 280 jogadores e as amadoras por 420 beachtenistas. São atletas da Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Letônia, Porto Rico, Portugal, Rússia e Venezuela.

O torneio segue até o domingo (18) e a expectativa é da presença de um total de 12 mil pessoas assistindo às partidas. As semifinais e finais da chave principal, no sábado (17), contarão com transmissão ao vivo da ESPN.

É a terceira edição do evento – um dos quatro torneios do calendário considerados como Grand Slam da modalidade -, que tem chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF), com premiação total de U$ 50 mil (cerca de R$ 245.000,00).

Além dos jogos, há, também, muitas atrações para o público, com áreas de relacionamento e entretenimento exclusivas, Boulevard com grandes marcas, ativações com diversos brindes e a realização de ações sociais, ambientais e de fomento ao esporte ao longo do evento.

Brasil é o centro mundial do Beach Tennis

O World Tour Sand Series Classic engloba as competições mais importantes e com maior premiação do Beach Tennis, assim como são os Grand Slams do tênis. E o Brasil é o único que sedia dois torneios Sand Series: Ribeirão Preto (SP) e Brasília. França, Espanha, Alemanha e Estônia recebem os outros quatro. Dos 10 maiores campeonatos do calendário, entre Sand Series e BT 400, cinco são no Brasil. De 2021 para cá, o registro é de um aumento de quase 200% no número de praticantes no País, chegando a 1,1 milhão atualmente, dos 2 milhões que jogam em todo o mundo, colocando o Brasil como centro mundial do Beach Tennis.

O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, tem patrocínio máster da Decathlon, patrocínio de Melia Brasil XXVI, SESC DF, Alto Giro e Corona, apoio da PlayTennis, Arena BSB BRB, Gatorade, Pepsi Black, Frooty Açaí, Grupo Lig e GDF – Governo do Distrito Federal. É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização da ABAE – Associação Brasiliense de Apoio ao Esporte – e promoção da Zenith Marketing.

Programação

– Sexta-feira, 16/06 – 9h às 15h – Oitavas de final – Chave Principal Profissional; 15h às 22h – Quartas de final – Chave Principal Profissional; 15h às 22h – Categorias amadoras
– Sábado, 17/06 – 10h às 16h – Semifinais – Chave Principal Profissional; 18h30 às 22h – Finais – Chave Principal Profissional; 8h às 22h – Categorias amadoras
– Domingo, 18/06 – 8h às 18h – Categorias amadoras

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *