Bezerrão já tem data marcada para reinauguração
Após quase dois anos e meio, o retorno do Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, está bem próximo. No dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, o Estádio localizado no Gama será reinaugurado com a abertura da Brasília Cup, competição de base que terá sua primeira edição.
Em março de 2021, quando a pandemia da COVID-19 vivia o seu auge, o Governo do Distrito Federal (GDF) instalou um hospital de campanha dentro do Bezerrão. Segundo reportagem do Correio Braziliense à época, o plano inicial era instalar no Centro Olímpico do Gama, mas por desconhecimento da planta do Estádio, a estrutura teve que ser colocada no gramado.
O hospital de campanha com 150 leitos de UTI e 150 leitos de enfermaria só foi desativado em novembro de 2021. Os seis meses foram suficientes para deixar o gramado completamente desconfigurado para a realização de um jogo. Vale recordar que o Bezerrão tinha um gramado implantado pela FIFA, já que o Estádio recebeu o Mundial Sub-17, realizado em 2019.
Com poucos estádios disponíveis em Brasília, os clubes do DF, principalmente o Gama, se viram órfãos para sediarem seus jogos. Além do clube da Região Administrativa, diversos times, como Santa Maria e o Minas Brasília, também mandavam seus jogos na arena.
O último jogo a ser disputado no Bezerrão foi em 27 de fevereiro de 2021. Na ocasião, Santa Maria e Unaí jogaram pela 2ª rodada do Candangão e a partida, sem público, terminou 1 a 0 para o time mineiro. Já a última partida com público foi em 8 de março de 2020, três dias antes do GDF decretar lockdown total. Naquele domingo, o Taguatinga bateu o Paranoá por 3 a 1.
Obras no Estádio
O GDF demorou a agir para a reforma do gramado e, apenas em setembro de 2022, quase um ano depois da retirada do hospital de campanha, a NOVACAP abriu licitação para reconstrução do gramado. A esperança era que a reforma fosse concluída a tempo do Candangão 2023, mas foi algo que não aconteceu.
Junto à Secretaria de Esportes e Lazer, as obras da NOVACAP começaram em dezembro do ano passado. O Estádio Bezerrão passou por uma grande reforma que custou aproxidamente R$ 1,7 milhão, segundo o GDF. Além do gramado novo, foram feitos reparos estruturais, renovação das arquibancadas, vestiários, entre outras.
No dia 12 de maio, o GDF informou que as obras deveriam ser concluídas até o dia 30 de junho, prazo que não foi cumprido. No dia 1º de junho, o secretário de Esportes e Lazer, Júlio César Ribeiro, participou do programa Resenha F.C e falou que a nova previsão de entrega seria para o fim de julho, mas mais uma vez teve que ser adiado para a conclusão total das obras.
No próximo dia 7 de setembro, a população do Gama e do Distrito Federal finalmente terá o Bezerrão de volta para abrilhantar os espetáculos esportivos da capital federal.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.