Bicampeão! Capital vence Canaã de virada e abocanha o título Sub-17
Hoje foi dia de decisão do Campeonato Candango Sub-17 de 2024. Em campo, Capital e Canaã brigarem pelo título local e proporcionarem um grande jogo aos envolvidos. O Vento Forte amassou a Coruja no início do jogo e abriu o placar. Mas o Capital conseguiu a virada no segundo tempo e assim, comemorou o seu segundo título consecutivo da competição com justiça.
Com o resultado, o Capital voltará a ser o representante de Brasília na Copa do Brasil Sub-17 em 2025. Ambas as equipes já estava confirmadas na Super Copa Capital Sub-17 programada para o dia primeira de dezembro, assim como o terceiro colocado Grêmio Valparaíso.
Primeiro Tempo
Assim que a árbitra Cássia França apitou o início do jogo, o que se viu foi um Canaã arrebatador em cima do Capital. Com apenas um minuto de jogo, o meia Murilo arriscou chute de fora da área assustando o goleiro Marcus. Três minutos depois, Reinan Hulk roubou bola no campo de ataque, entrou na área e chutou em cima do goleiro Marcus, que defendeu com os pés.
Aos sete minutos o Canaã desperdiçou mais uma grande chance de abrir o placar. Após passe na área, o centroavante David dominou a bola e chutou em cima do goleiro Marcus. Murilo aproveitou o rebote e com o gol aberto acabou perdendo grande chance chutando por cima do travessão. Aos 17 minutos a zaga do Capital salvou o que seria o primeiro gol do Canaã. Reinan Hulk entrou na na área, e tocou para Felipinho. O camisa 10 do Vento Forte chutou em cima da zaga, e a bola sobrou para Murilo, que cruzou por cobertura. Hulk cabeceou, a bola encobriu o goleiro Marcus e quando ia entrando, o zagueiro Lucas Eduardo afastou de cabeça em cima da linha.
O Capital tentou reagir aos 23 minutos, quando Felipinho recebeu passe na área por cobertura e chutou forte, mas por cima da trave defendida por Pedro Lucas. Mas no lance seguinte, o Canaã finalmente chegou ao seu gol. Aos 25′, Hulk recebeu passe dentro da área pela direita, chutou forte, Marcus deu rebote e desta vez não perdoou, acertando um belo chute cruzado no ângulo.
Atrás no placar, o Capital reagiu e passou a apertar a defesa do Canaã em busca do gol de empate. Aos 33 minutos, Cassita cruzou na medida para Dudu acertar um belo voleio na área. Brilhou o goleiro Pedro Lucas que espalmou para a linha de fundo. Sete minutos depois foi a vez de Marcelinho receber sobra de bola no ataque, passar pela marcação e chutar cruzado, mas em cima do goleiro
Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, o Capital marcou o gol de empate. Aos 48 minutos, Felipinho fez lançamento na área, Pedro Lucas demorou a sair do gol e Dudu de cabeça se antecipou e desviou para as redes. As equipes foram para o vestiário com o placar em igualdade.
Segundo Tempo
Assim como no início do primeiro tempo, o Canaã partiu pra cima do Capital e teve a chance de voltar à vantagem no placar. Aos 2 minutos, Murilo recebeu passe pela esquerda livre de marcação e cruzou rasteiro para a chegada de carrinho de Cícero, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Mas quem ampliou o placar foi o Capital. Aos 12 minutos, após uma dividida no meio de campo, a bola espirrada acabou sobrando limpa para Marcelinho, em posição legal, avançou quase do meio de campo para a grande área até ficar cara a cara com Pedro Lucas. Ele tentou driblar o goleiro, mas acabou sofrendo o toque do goleiro dentro da área. Pênalti marcado e convertido pelo artilheiro da Coruja, emplacando o seu 18º gol na competição.
O Canaã sentiu a virada e o técnico Victor Santana mexeu nas peças de sua equipe na esperança de voltar para o jogo. Aos 35′, Magno arriscou de fora da área e obrigou Marcus a fazer uma grande defesa. Mas com o avanço para o ataque, o Canaã deixou a sua defesa exposta e quase sofreu o terceiro gol. Aos 38 minutos, Roriz que acabara de entrar no jogo passou pela zaga e tentou encobrir Pedro Lucas, mas sem sucesso.
Jogando no contra ataque, o Capital teve ainda duas oportunidades de ampliar o placar sendo desperdiçadas. Aos 47 minutos, Marcelinho em cobrança de falta colocado acertou a trave. e aos 49′, Rikelme fez boa jogada pela direita e tocou na medida para Marcelinho chutar no cantinho, mas o goleiro Pedro Lucas com a ponta das luvas conseguiu desviar para a linha de fundo.
No minuto seguinte, a árbitra Cássia França pediu a bola e apontou para o centro do campo, determinando o final de jogo e o título candango para o Capital. O prêmio de artilheiro da competição ficou com o atacante Pedro Bahia do Canaã, que marcou 20 gols. Já a taça de goleiro menos vazado ficou com Marcos Paulo, do Greval.
Ficha técnica
CANAÃ 1 X 2 CAPITAL
Campeonato Candango Sub-17, Final, Jogo Único
Estádio Bezerrão, Gama-DF, 15/11, 10h
Árbitra: Cássia França
Assistente 1: Lehi Sousa
Assistente 2: Josieliton Silva
4º árbitro: Rodrigo Raposo
5º árbitra: Nicole Bastos
Inspetor: Kleber Alves
Delegado: Anderson Bassotto
Canaã
Pedro Lucas; Wesley, Tiago Meirelles (Samuel), Kaio e Magno; Gabigol, Cícero (Tales) e Felipinho (Richard); Murilo (Ian), Reinan Hulk (Mateus Rios) e David (Giovany)
Técnico: Victor Santana
Gols: Reinan Hulk (17′ – 1º T).
Cartões amarelos: Pedro Lucas, Tiago Meirelles e Gabigol
Cartões vermelhos: Não houve
Capital
Marcus; Dudu, Lucas Eduardo, João Pedro e Marlon; Cassita, Murilo e Felipinho; Medeiros (Roriz), Marcelinho e Dourado (Rikelme)
Técnico: Heli Carlos
Gols: Dudu (48′ – 1º T) e Marcelinho (Pênalti)(12′- 2ºT)
Cartões amarelos: Dudu, Cassita, Murilo, Felipinho e Dourado
Cartões vermelhos: Não houve
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.