Manhã de temperatura amena, mas ensolarada sob a cidade de Taguatinga. As arquibancadas vazias do Serejão foram as únicas testemunhas dos eventos da partida entre Botafogo-DF e Sesp/Samambaense, válida pela sexta rodada da Segunda Divisão do Campeonato Candango de Futebol, a Segundinha.
Em campo, um alvinegro sedento por se consolidar no topo da tabela da competição enfretou um Samambaense na penúltima colocação, que buscava uma vitória para sonhar em combinações de resultados para poder pensar em acesso.
E o time de Samambaia até saiu na frente, com gol de David, de cabeça, ainda no primeiro tempo. Mas Regino Nascimento e Wellington garantiram a virada botafoguense ainda na etapa inicial.
Com a vitória, o Botafogo alcancou 12 pontos na tabela e, a depender dos resultados das partidas de Paranoá e Ceilandense, pode fechar a rodada na liderança da segundinha.
Virada logo no primeiro tempo
O Botafogo-DF começou melhor. Rápido e envolvente, o alvinegro trocou passes velozes e deixou preso o Samambaense em sua defesa, que foi obrigado a jogar sem a bola e acoado.
Aos 3’, Regino Nascimento cobrou escanteio da direita, certeiro ma cabeça de Douglas, que subiu mais alto que todo mundo para mandar a bola sobre o gol de Luan.
O Botafogo-DF seguiu em cima e viu uma ótima oportunidade de abrir o placar ser desperdiçada. Após saída de bola errada da defesa do Samambaense, Leonardo tabelou com Domivanio, que avançou e cruzou para Regino Nascimento. De fora da área, o camisa 10 chutou forte, mas a bola passou rente ao travessão, para fora.
E eis que se fez verdadeira novamente a máxima do futebol: quem não faz, leva. Na primeira boa jogada de ataque do Samambaense na partida, Guilherme cobrou escanteio da direita, no primeiro poste. David se antecipou e se atirou na jogada, de peixinho, para marcar. A bola ainda bateu na zaga e enganou Doni. Golaço: 1 x 0 Samambaense.
O Botafogo-DF só respondeu seis minutos depois, com Yoras. Que fez boa jogada individual, passou por dois, deixando-os no chão e mandando forte, mas para fora.
E o alvinegro não se apequenou. O Samambaense cresceu e impôs velocidade no jogo. Aos 23 minutos, Yoras lancou Regino, que cruzou de cabeça, para Fabinho. Ele ajeitou e bateu, mas a bola explodiu no travessão. Seria o gol de empate. Esse foi o último lance de perigo antes da parada técnica.
Com 33 minutos, o time da estrela solitária seguia atacando mais. Luan deixou rebote nos pés de Leonardo, que tinha a opção de tocar para Wellington livre e com o gol aberto, mas preferiu arremtar ao gol. A bola explodiu na zaga.
Mas aos 37’ a insistência surtiu efeitos. Yoras levantou bola na área e encontrou Regino Nascimento. Ele ajeitou com o pé direito e acabou enganando Cristopher, ficando cara a cara com Luan. Na saída do arqueiro, Regino chutou por baixo de suas pernas, empatando o jogo em 1 x 1.
Ele ainda teve uma oportunidade de ouro para virar na sequência. Leonardo tocou e Regino tirou a marcação, chutando colocado ma sequência. A bola passou tirando tinta do poste e Luan sequer pulou. Mas o projétil saiu pela linha de fundo.
E a virada veio antes do fim da primeira etapa. Com 48 minutos registrados no cronômetro, Doni lançou a bola pra frente, mirando Leonardo. Christopher e Rafa Alves bateram cabeça e o centroavante alvinegro aproveitou. Ele invadiu a área e tocou para Wellington, que corria atrás. O camisa 9 bateu firme e a bola morreu no barbante: 2 x 1 e fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
A etapa complementar voltou mais lenta e, consequentemente, com menos chances de gol. O primeiro bom ataque veio apenas aos 15 minutos, com o Botafogo.
Regino Nascimento conrou escanteio da esquerda e Pedrão subiu mais alto que todo para cabecear. Luan deixou rebote, mas não deu em nada.
Antes da parasa técnica, aos 20 minutos, Domivanio cruzou para Rafael que, sozinho, de frente para Luan, furou o que poderia ter sido o terceiro gol botafoguense. A bola saiu na lateral direita, oposta a do cruzamento.
O Samambaense aproveitou que o Botafogo diminuiu o ritmo de jogo para incomodar. A equipe trocou bons passes laterais e girou bem a bola, mudando a cara do jogo. O Jaguar também teve boas oportunidades em bolas aéreas, todas desviadas pela defesa alvinegra.
Na melhor das chances, Rafael bateu de fora da área, obrigando Doni a espalmar a bola.
Mas a insistência do Samambaense não deu em nada. O Botafogo ainda teve chances de matar a partida com Regino e Rafael, mas as oportunidades foram desperdiçadas. Após 5 minutos de acréscimo, Christiano Gayo apontou o centro de campo: vitória botafoguense.
Com a vitória, o alvinegro foi a 12 pontos e, em caso de derrota do Paranoá e Ceilandense, o Botafogo fechará a sexta rodada na liderança.
Na próxima rodada, o glorioso visita o Samambaia, às 15h30 do sábado (05). Um dia depois, mas no mesmo horário, Samambaense e Paranoá sem enfrentam em local a definir.
BOTAFOGO-DF 2 x 1 SESP/SAMAMBAENSE
Campeonato Candango de Futebol da Segunda Divisão – 6ª rodada
Estadio Serejão – Taguatinga-DF – 29/00/2019, 10h30
Público: Portões fechados
Renda: Portões fechados
Árbitro: Christiano Gayo
A1: David Santana
A2: Wilson Júnior
Quarto Árbitro: Pedro Copatt
Inspetor: Jamir Garcez
BOTAFOGO-DF
Doni; Douglas Ferreira, Douglas, Pedrão e Domivanio; Judvan, Regino Nascimento e Wellington; Yoras (Paulo), Leonardo e Fabinho (Rafael)
Técnico: Danilo Fiuza
Gols: Regino Nascimento (37’ – 1ºT) e Wellington (48’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Não recebeu.
Cartão vermelho: Não recebeu.
SESP/SAMAMBAENSE
Luan; Fernando Elias, Christopher, Rafa Alves e Diego; Baiano, Lucas (Vinícius Silva), David (Rodrigo) e Guilherme; Guilherme Rocha e Guibson
Técnico: Marcos da Cunha
Gol: David (13’ – 1ºT)
Cartão amarelo: Guibson
Cartão vermelho: Não recebeu.