O Botafogo-DF, um dos postulantes ao título da Segundinha e ao acesso à elite candanga, pode ver o bom trabalho ser atrapalhado por questões burocráticas. Isso porque o clube enfrenta problemas com o borderô (documento que torna público valores de receitas e despesas de cada partida do campeonato) da partida de estreia contra o Cruzeiro-DF. Entenda:

O Botafogo-DF não realizou o pagamento dos valores do borderô do jogo citado acima. Desta forma, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-DF) decidiu por punir o alvinegro com uma multa, e o clube tem até o fim desta quinta-feira (26) para pagar este valor. Caso contrário, pode ser suspenso do campeonato.

O vice-presidente do clube, José Augusto, confirma o débito. Prefere não explanar valores, mas assegura que o problema será resolvido. “Vamos fazer estes acertos ainda hoje”, afirma.

O borderô inclui valores de ingressos, apoio (tesoureiro e delegado da partida), taxas de locomoção da equipe de arbitragem, entre outros. O art. 22 do regulamento do campeonato diz que estes débitos devem ser quitados no 1º dia útil após a realização de cada partida. Caso contrário, o TJD-DF poderá punir e estipular prazo para pagamento do borderô + possível multa, suspendendo o clube devedor até que ele quite a dívida. Veja na íntegra:

“Os jogos em que o borderô gerar débito, o mesmo deverá ser saldado pela associação mandante no 1º dia útil após a realização da partida. Não o fazendo, a súmula será encaminhada ao TJD/DF, o qual, independente se o pagamento vier a ser efetivado após o 1º dia útil ao da realização da partida, sujeitará a associação devedora a punição pecuniária conforme jurisprudência firmada pelo órgão judiciante do futebol candango, que estipulará prazo para os pagamentos devidos (déficit do borderô + possível multa), findo o qual, a associação ficará suspensa até que o faça”.

Como o artigo explica, caso o clube venha a ser punido, a suspensão cai assim que o pagamento for realizado. É nisso que confia o vice-presidente. “É só pagar que sai [a punição]. Não é nada grave”, conclui. No entanto, se o débito não for quitado até sexta-feira (27), o Botafogo-DF não poderá entrar em campo contra o Sesp/Samambaense no domingo (29), às 10h30, no estádio Serejão, ficando como perdedor do duelo por WO.

Campanha

Passadas cinco rodadas da Segundinha, com apenas quatro restantes para que sejam definidos os clubes que sobem ao Candangão 2020, O Botafogo-DF é o terceiro colocado, com nove pontos, sendo três empates e duas vitórias. O líder, Paranoá, tem 11, e o vice, Ceilandense, tem 10.

O time estreou empatando com o Cruzeiro-DF em 1 x 1; na segunda rodada, goleou o Ceilandense por 4 x 2; depois, empatou em 2 x 2 com o Brasília e em 0 x 0 com o Legião. No último fim de semana, venceu o Planaltina por 2 x 1 fora de casa. Com quatro gols, o artilheiro do campeonato, Leo Veloso, atua pelo clube comandado pelo técnico Danilo Fiuza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *