Sob um sol impetuoso que garantiu 29°C de muito calor na cidade do Gama, o Botafogo recebeu o SESP/Samambaense no Estádio Bezerrão na manhã deste domingo (02). O duelo era um divisor de águas: em caso de empate, ambos os clubes estariam fora da disputa pela segunda vaga do Grupo B para as semifinais. Caso contrário, o vencedor garantiria uma remota chance na 5ª e derradeira rodada da semana que vem.
O Samambaense até saiu na frente após um golaço de falta dos pés de Carlos no primeiro tempo. Porém, o Botafogo virou com Weslley Brasília e Dudu Gago e garantiu-se com vida para a partida diante do Planaltina, despachando as chances do SESP de sonhar com a vaga.
Jogo “lá e cá” nos 45 minutos iniciais
O primeiro tempo começou quente. Assim como o sol que castigava o gramado do Bezerrão, as duas equipes pressionaram logo no princípio do espetáculo. Quem tomou as primeiras ações foi o Samambaense. Ramon, aos 3’, mandou a bola por cima do gol de Douglas. Em resposta, o Botafogo quase abriu o placar aos 5’. Kauê subiu sozinho para aproveitar cobrança de corner pela esquerda. A bola, no entanto, foi pela direita de Leonardo.
A partir desse momento o SESP tomou as rédeas da partida. Com muita velocidade pelas laterais, principalmente com Jean Pierre pela direita, a equipe conseguiu levar muito perigo às metas botafoguenses. Aos 11’, o próprio Jean avançou pela meiuca e mandou um belíssimo chute colocado. A bola beijou o travessão e foi para fora.
Após isso, o zagueiro Carlos deu uma previsão do que estaria por vir. Aos 14’ o defensor cobrou falta da intermediária, colocada na
gaveta de Douglas. O arqueiro, contudo, mandou para escanteio.
Depois de muito insistir, pressionando a saída de bola do Fogão, o Samambaense abriu o placar. Aos 27’, Carlos aproveitou a falta de Biro em cima de Ramon. Da entrada da área, o camisa 4 fuzilou o ângulo. Douglas dessa vez não alcançou. Um golaço para iniciar o contador.
Após o tento garantido, o Samambaense recuou suas linhas de marcação, o que fez com que o Botafogo aumentasse o volume de jogo. Com uma boa troca de passes no meio de campo, o Bota conseguiu chegar ao empate. Depois de tomar as ações em seu ataque, Weslley Brasília aproveitou falha da zaga do Samambaense em cruzamento de Júnior Bala. O meia emendou de voleio e encontrou o arqueiro Leonardo. Um outro golaço para dar números finais ao primeiro tempo.
Botafogo cresce e domina o segundo tempo
A etapa regulamentar foi diferente. Isso porque logo antes do primeiro minuto ser registrado nos cronômetros e placares da partida, Kaike carregou a pelota pela direita do campo de ataque e, da entrada área, mandou um míssil rasteiro. Porém, a bola passou rente a trave esquerda e foi pela linha de fundo.
A resposta botafoguense foi imediata. Aos 3’, o experiente Dudu Gago praticou ótima jogada individual pela direita. Ele invadiu a área, driblou a marcação e chutou. Leonardo aceitou e a bola parou no barbante. Virada no Bezerrão: 2 x 1.
Com isso o Botafogo carimbava sua vitória. Com um bom volume de jogo e boas tramas pelas laterais, a equipe levou muito perigo ao Samambaense mas com poucos chutes que de fato fossem no rumo da baliza. Com a entrada de Washington no lugar de Júnior Bala após a parada técnica, os ataques se intensificaram pelo lado direito. O jovem camisa 15 atormentou a lateral Samambaense, garantindo bons números para o Botafogo.
O SESP/Samambaense teve sua chance de empatar no pés de Arthur. O atacante entrou no lugar de David Douglas e, aos 44’, recebeu bom passe enfiado e ficou de frente para o arqueiro
alvinegro. Na hora “H”, porém, Arthur chutou em cima de Douglas, desperdiçando o que poderia ser o empate. Não havia tempo para mais nada.
Com a vitória, o Botafogo ainda tem chances matemáticas de avançar às semifinais. Essa situação será possível somente se o Legião sofrer goleada ante o Cruzeiro na 5ª e última rodada, além do alvinegro ter também de golear o líder e já classificado Planaltina. Para o SESP/Samambaense a última rodada será apenas para cumprir tabela. Diante do também eliminado Brasília, as equipes farão um duelo de nenhuma importância para os primeiros
colocados do Grupo B.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 1 SESP/SAMAMBAENSE
Campeonato de Futebol Profissional da 2ª Divisão 2018 – 4ª rodada
Estádio Bezerrão, Gama-DF – 02/09/2018, 10:30h
Público: –
Renda: –
Árbitro: Maguielson Lima
A1: Marconi Souza
A2: Robson Barbosa
4º árbitro: Gutembergui D’Ávilla
BOTAFOGO
Douglas; Dudu Gago, Gil, Cauê e Júnior Alves; Wesley Marques, Thiago Pereira, Biro e Weslley Brasília(Reny); Johnny Bermudez e Júnior Bala (Washington).
Técnico: Davi Lima.
Gols: Weslley Brasília (42’ – 1T) e Dudu Gago (3’ – 2T).
Cartões amarelos:Wesley Marques e Biro.
Cartão vermelho: Não Houve.
SESP/SAMAMBAENSE
Leonardo; Jean Pierre (Jefinho) David Douglas (Arthur), Carlos e Rodrigo Santos (Rogério); Rodrigo Marques, Hugo, João Carlos e Washington; Ramon e Kaike.
Técnico: Márcio Santos.
Gols: Carlos (27’ – 1T).
Cartão amarelo: David Douglas, Carlos, Rodrigo Marques e Rogério.
Cartão vermelho: Não Houve.
Por Gabriel Felipe