Brasileirão 2024 tem 15 atletas e dois técnicos com raízes no futebol candango
Não é segredo para ninguém que Brasília é um celeiro de craques do futebol. Na edição do Brasileirão de 2024, teremos 15 jogadores, além de um técnico e um auxiliar técnico com passagens no futebol candango.
Um possível time de jogadores nascidos ou com passagem pelo DF não teria goleiro, mas contaria com dois zagueiros, dois laterais, três volantes, dois meias e seis atacantes.
Defesa escalada
A dupla de zaga dessa seleção candanga seria formada por Sabino, do São Paulo, e Robert Renan, do Internacional. Sabino é formado na base do Santos-SP, passou alguns anos no Sport-PE e foi contratado pelo São Paulo nesta temporada. O atleta nasceu em Brasília, no Distrito Federal, mas com uma semana de vida mudou-se para Santa Rita de Cássia, município do interior da Bahia.
Robert Renan, formado na base do Corinthians, tem passagens pela seleção brasileira e está emprestado pelo Zenit, da Rússia. Antes de sair da Ceilândia (Expansão do Setor O), onde nasceu, Robert jogou futsal no Arte Líder e futebol de campo no Santos-DF.
Começamos com Cicinho, do Bahia, na lateral. Em 2010, ele chegou ao Brasiliense para a disputa da Série B, a última da história do time amarelo. Com uma boa trajetória após oito anos no Ludogorets, onde disputou Champions League, se naturalizou búlgaro e vestiu a camisa da Seleção local. Outro lateral seria Jonathan, do Criciúma. Esse é nascido em Brasília e foi criado na base do Brasiliense, onde ficou até 2012. Passou por grandes times, como Botafogo-RJ, Bahia e Coritiba.
Volantes e meia
Ex-jogador do Botafogo-RJ, Cruzeiro-MG e Fluminense-RJ, Jadson, de 30 anos, seria o primeiro volante. No DF, ele passou pela base do Planaltina e também pela escolinha Chute Inicial Corinthians. Outro que teve passagem rápida por Brasília foi o volante Edinho, hoje no Fluminense, com apenas 22 anos. O jogador busca espaço com Diniz após empréstimo para o Azuriz-PR.
O camisa 10 desse time seria Luquinhas, jogador nascido na Samambaia. Com base no Capital e no Ceilandense, ele fez sua carreira toda no exterior, onde atuou em Portugal, Polônia e chega ao Fortaleza após destaque no New York Red Bulls, na MLS.
Ataque forte
O setor ofensivo é comandado por, nada mais, nada menos, que Endrick, de apenas 17 anos, que já brilha pelo Palmeiras, Seleção Brasileira e está vendido ao Real Madrid. Nascido em Taguatinga, a joia cresceu em Valparaíso de Goiás.
Junto com o palmeirense, estariam o jovem Guilherme Lopes, do Red Bull Bragantino, que começou no Santos-DF. Poucos lembram, mas Jeffinho do Botafogo teve passagem rápida pelo Gama, chegou a ser vendido para o Lyon, da França, e agora retornou ao Botafogo.
A parte da frente ainda teria André Luis, hoje no Cuiabá e com passagem pelo Corinthians. No DF, o atacante cuiabano passou pelo Brasília FC. Outro nome é Arthur Sousa, campeão da Copinha 2024 com o Corinthians. O jogador de 21 anos estreou neste ano com gol contra o São Paulo e busca seu espaço com o técnico Antonio Oliveira.
Ainda na base, poderíamos citar João Neres, ex-Legião e Gama, que está no Bahia; Quarcoo, ganês ex-Capital que foi para o Fortaleza e também Luís Aucélio, que chegou a ser relacionado por Tite e na capital passou por Iate Clube e Guaraense.
Técnico e auxiliar
Cuca treinará o Athletico-PR após um ano parado devido a uma condenação de estupro quando ainda era jogador vir à tona. Em 2002, ele teve uma passagem pelo Gama que acabou não sendo boa. O auxiliar seria Gérson Ramos, do Juventude, que foi campeão candango pelo Real Brasília em 2023 e hoje auxilia Roger Machado na equipe gaúcha.
Escalado na linha com Cicinho, Sabino, Robert Renan e Jonathan (Quarcoo); Jadson (Aucélio), Edinho e Luquinhas; Guilherme Lopes (André Luís), Jeffinho (João Neres) e Endrick (Arthur Sousa). Técnico: Cuca e auxiliar Gérson Ramos. Em qual posição esse time brigaria no Brasileirão?
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.