Brasília apresenta elenco para 2023
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (22) na Arena BRB Mané Garrincha, o Brasíila Futebol Clube apresentou seu planejamento para a próxima temporada. Com a presença de Léo Moura, ex-jogador de Flamengo e Grêmio, entre outros, o evento serviu para divulgar a nova diretoria e os jogadores que vestirão a camisa do Colorado no Candangão 2023.
Conforme anunciado pelo presidente do clube, Flávio Simão, à frente do departamento de futebol, estarão Felipe Sitônio (executivo de futebol) e Filipe Lemes (supervisor de futebol). O presidente também confirmou novos parceiros do time.
Flávio confirmou também que a Arena BRB Mané Garrincha será a casa do Brasília no Candangão, exceto em datas que coincidirem com grandes eventos, como shows.
Outro nome confirmado é do treinador Ricardo Antônio. Mineiro, 62 anos, o técnico foi campeão Candango de 2016 com o Luziânia. Também já dirigiu Samambaia, Gama, Taguatinga, Brasiliense e Santa Maria. Nas duas últimas temporadas, esteve novamente à frente do time da Igrejinha. A comissão técnica terá ainda o auxiliar Adriano, o prepardor físico Fernando Julião e o preparador de goleiros Carlos Rodolfo.
Sobre o grupo de jogadores, Ricardo Antônio disse que o clube se preocupou em montar um time equilibrado que pudesse brigar no mesmo nível dos adversários. O treinador aproveitou pra confirmar que a equipe já treina há uma semana. O time já tem amistoso marcado contra o Grêmio Anápolis no dia 6 de janeiro na cidade goiana.
O plantel do Brasília contará, a princípio, com 30 atletas, sendo 6 da base, com idade média de pouco mais de 26 anos. O elenco mescla jogadores já conhecidos do futebol com outros estreantes no Candangão. O Colorado estreia no dia 29/01, domingo, contra o Real Brasília na Arena BRB Mané Garrincha às 15h.
Antes da apresentação oficial, os jogadores entregaram cestas de natal para alunos de escolinhas de projetos sociais. Os futuros craques posaram com os profissionais do Brasília.
Abaixo, o elenco completo apresentado pelo Brasília:
Goleiros
Jennerson – 25 anos, 1,92m de altura. Formado nas categorias de base do Fluminense-RJ, já passou por Palmas e Grêmio Anápolis. Estava no Contagem-MG.
Luan Carlos – 25 anos, 1,91m de altura. Conhecido no futebol local, volta ao Brasília, onde disputou o Candangão 2022. Estava emprestado ao Samambaia.
Lucas Diniz – 21 anos, 1,86m de altura. Revelação do futebol candango, defendeu o Taguatinga em 2022. Também passou pelo Independente-AP e União Inhumas-GO.
Zagueiros
Dante – 27 anos, já passou pelo Cortuluá (Colômbia), Ferroviária-SP, Grêmio Anápolis-GO, Bangu-RJ e Espinho (Portugal). Estava na ASEEV da segunda divisão goiana.
Negueba – 23 anos, atuou Taguatinga, Santa Maria e Luziânia. Disputou a segundinha candanga com o Ceilandense.
Vinicius Sangiorgi – 26 anos, disputou o campeonato mineiro com a URT.
Edimar – 34 anos, já jogou em times tradicionais como Paraná Clube, Paysandu-PA, América-RN, Fortaleza-CE. Vai estrear no futebol candango.
Juan – 17 anos, é atleta das categorias de base do Brasília.
Laterais
Crystian Souza – 30 anos, formado na base do Vila Nova-GO e Santos-SP. Já passou por Paysandu, Figueirense-SC e Paraná. Jogou o vice-campeão Candango pelo Ceilândia em 2022.
Kauan Saraiva – 18 anos, atleta da base do Brasília.
Marquinhos – 25 anos, natural de Brasília, já defendeu o Colorado e também Samambaia, Brazlândia, Capita, Taguatinga e Luziânia, entre outros.
Espeto – 25 anos, já defendeu o Retrô-PE e Central-PE, entre outros. Disputou o Candangão 2022 pelo Gama. Estava no Porto Vitória-ES.
Hugo Leonardo – 26 anos, estreante no futebol do DF, após passagens por Ferroviária-SP, Francana-SP, Anápolis-GO e América-SP. Estava no Glória-RS.
Volantes
Dadinho – 29 anos, defendeu o Brasília na campanha do acesso em 2021 e no candangão deste ano. Disputou a segunda divisão do DF com o Botafogo/Cristalina.
Castro Jr – 28 anos, jogou no América-RJ. No DF, defendeu Luziânia, Sobradinho, Real Brasília e Santa Maria. Seu último clube foi o Rio Claro-SP.
Borjão – 26 anos, jogou nas categorias de base do Vitória-BA. Passou por Bahia de Feira, Maringá-PR, Jacuipense-BA e Osasco Audax-SP. Disputou o Candangão 2022 pelo Gama.
Yuri Ferreira – 21 anos. Na base, defendeu Fluminense-RJ, Athletico Paranaense e Coritiba. Em 2022 jogou no futebol mineiro pelo Varginha e Araxá.
Marcos Antonio – 34 anos, defendeu o Gama em 2009. Passou por times como URT-MG, CSA-AL, Botafogo-PB, Paysandu. Em 2018 jogou no sul-coreano FC Anyang.
Lucas – 19 anos, é atleta da base do Colorado.
Meias
Juninho – 24 anos, passou por alguns clubes paulistas: São Paulo (base), Rio Claro, XV de Jaú e União Barbarense. Em 2022 defendeu ASEEV-GO e Operário-MS.
Hiwry Cezar – 26 anos, se destacou no Candangão 2021. Formado na base do Atlético-MG, atuou no DF pelo Unaí e Brasiliense. Em 2022, defendeu o Ceilândia.
Iago Paz – 19 anos, atleta da base do Brasília.
Atacantes
Titico – 28 anos, é mais um com grande experiência no DF. Estava no Botafofo/Cristalina e já defendeu Luziânia, Ceilandense e Santa Maria. Será sua segunda passagem no Brasília.
Mirandinha – 32 anos, volta ao Brasília após participar da campanha do acesso em 2021. Estava no Real Brasília. No Candangão 2022, defendeu o Ceilândia.
Ewerton Potiguar – 24 anos, chega do Atlético Cearense. Já atuou no Treze-PB, Grêmio Anápolis-GO e ABC-RN, entre outros.
Dan – 31 anos, foi campeão candango pelo Luziânia. Já defendeu Santa Maria. Em 2022, atuou no futebol amazonense.
Julio Carioca – 23 anos, defendeu Araxá-MG, URT-MG e Inter SM-RS em 2022. Antes, passou por Paulista-SP e Globo-RN.
Matheus Henrique – 19 anos, é da categoria de base do Brasília.
Careca – 27 anos, estava no Perak da Malásia desde 2019. Antes, passou por Atlético-AC e Nacional-AM, entre outros.
Raphael Guimarães – 19 anos, é da categoria de base do Brasília.