Brasília Basquete abre vantagem, perde rendimento, mas vence outra no NBB
Com o acumulado de cinco vitórias seguidas, o Brasília Basquete voltou à quadra do ginásio Arena BRB Nilson Nelson na tarde deste sábado (9) para receber o Unifacisa-PB pela 9ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. E a boa sequência teve continuidade com a vitória por 77 x 72 numa partida em que cada plantel dominou um tempo. O ala Pedro, do Brasília, marcou 15 pontos e foi o maior pontuador dos vencedores. O ala Alaekwe, dos visitantes, fez um a mais e foi o cestinha do duelo.
O jogo
O 1º quarto começou com bastante consistência defensiva do Brasília, ao mesmo passo que o ataque não desperdiçava as oportunidades nas conversões de cestas, principalmente com o ala Pedro e o ala/armador Gemadinha, que marcaram nove pontos cada. O fator equilíbrio foi fundamental para o quinteto candango abrir vantagem considerável na parcial, indo para a sequência do jogo com 27 x 12 no placar.
O ET veio para o 2º quarto disposto a ampliar o score. E já no primeiro lance, Gemadinha acertou mais uma bola da linha de três pontos. A terceira no jogo, de quatro tentativas. Apesar desse desempenho individual, o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa caiu de rendimento nas ações coletivas e os arremessos passaram a cair menos. O que estava complicado na parcial, ficou ainda pior, após Gemadinha deixar a quadra sentindo contusão. Mas o time superou e venceu por 17 x 14, cumulando 44 x 26 no geral.
O bom basquete apresentado na maior parte do primeiro tempo por parte do Brasília, deu a impressão de ter ficado no vestiário. Tanto que o Unifacisa chegou a abrir 13 x 4 no início do 3º quarto, o que fez o técnico Dedé Barbosa pedir tempo para tentar ajustar a sua equipe. E deu certo. Após a parada os brasilienses colocaram os nervos nos eixos e por pouco não buscaram a virada dentro do período. Apesar de sofrer o revés por 20 x 17, continuaram com boa vantagem no total: 61 x 46.
O cansaço ficou nítido dos dois lados no 4º quarto. Os erros tornaram-se mais frequentes, o que fez com que o Brasília sustentasse a larga vantagem criada no início da partida. O jogo que estava sob completo domínio dos mandantes, ficou tenso. Os paraibanos dominaram completamente a parcial e fecharam por 26 x 16, mas foi insuficiente. O confronto culminou com a vitória do ET por 77 x 72, sacramentando seis triunfos seguidos no NBB 2024/2025.
O Brasília Basquete volta a jogar pela competição na próxima quinta-feira (14), contra o Caxias do Sul Basquete-RS. A partida está marcada para as 20 horas, no ginásio do Sesi, na cidade gaúcha.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.