Depois do sucesso da edição de 2021, Brasília vai novamente sediar a maior competição esportiva universitária da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2022. A oficialização aconteceu na terça-feira (22), em uma reunião entre o presidente da CBDU, Luciano Cabral; o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte e seu secretário Marcelo Magalhães; e o Governo do Distrito Federal através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) do DF e sua secretária Giselle Ferreira.
“É uma honra anunciar que os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2022 serão sediados novamente em Brasília. A Capital Federal mostrou extraordinárias condições na recepção da edição de 2021, e mesmo durante a pandemia, o evento foi um enorme sucesso. A edição de 2022 será ainda mais estruturada: contamos com apoio integral do Governo Federal e do Governo do GDF, dando garantias e condições para realizamos um JUBs ainda melhor e memorável para todos os participantes”, afirmou Luciano Cabral, presidente da CBDU.
Giselle Ferreira, a frente da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) do DF, foi uma grande incentivadora do JUBs BSB 2021, e se mostra ainda mais empolgada para a edição de 2022. “Receber milhares de atletas aqui na edição do ano passado teve um significado muito grande para nós, porque marcou a reabertura da nossa cidade para o recebimento de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais”, relembra Giselle. “Por determinação do nosso governador Ibaneis Rocha, após meses de muito trabalho e comprometimento, conseguimos entregar um evento incrível, que já entrou para a história do esporte do DF”, finaliza.
Em 2021…
O JUBs BSB 2021 foi gigante. Ao todo, 3,5 mil atletas de 271 Instituições de Ensino Superior competiram em 26 modalidades esportivas diferentes, o que gerou 2 mil medalhas distribuídas. Para viabilizar a realização do evento, foram contratadas 35 mil diárias de hotéis, ofertadas 68,5 mil refeições, além de 500 empregos temporários e uma movimentação de R$12 milhões na economia local.