Com muita expectativa, em tentativa frustada, a Liga não conseguiu tornar Flamengo e Vasco, um dos maiores clássico do futebol brasileiro, também o maior clássico no basquete. Com a volta do Universo Brasília, tetra campeão do NBB, os fãs da bola laranja estão empolgados em ver novamente o maior clássico dos maiores campeões da Liga Nacional, desbancando o clássico regional.
Na última temporada os torcedores de Brasília ficaram órfãos após a noticia que time do DF não conseguiu apresentar garantias financeiras de R$ 1,2 milhão – mínimo exigido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para as equipes participarem do campeonato. Sem as garantias o Brasília não conseguiu participar do campeonato e a torcida teve que ver os seus ídolos migrarem para o recém ingresso Vasco da Gama.
Mas foi diante de brigas de torcidas e de jogos com diferenças técnicas nítidas, Vasco e Flamengo frustam as expectativas dos torcedores. Mas, em 2018, os fãs de basquete do Brasil irão ver novamente aqueles clássicos acirrados, jogos emocionantes e muita vibração entre duas torcidas mais apaixonadas do Brasil. Flamengo e Brasília foram os times que mais se encontraram em finais do NBB.
Na última vez em que candangos e cariocas se enfrentaram, em abril de 2017, melhor para a equipe da capital, que bateu o rival por 77 x 71, no Rio de Janeiro, pelo NBB 9. A reestreia do Universo está marcada para o dia 15 de outubro, segunda-feira, no Ginásio Nilson Nelson, com expectativa de ginásio lotado contra o seu maior rival, já na 11ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB).
Por Eduardo Ronque