Brasília Futsal perde nos pênaltis e fica fora da final

Foto: Gabriel Dantas DP / Brasília Futsal

O Brasília Futsal está fora da final da Copa do Brasil de Futsal 2023. O time do Distrito Federal venceu o Apodi-RN no tempo normal e levou a decisão para a prorrogação. Após empate no tempo extra, a partida disputa no SESC Ceilândia foi para os pênaltis e os visitantes levaram a melhor.

No jogo de ida, disputado em Apodi-RN na última quinta-feira (17), o time da casa venceu a equipe candanga, que sofreu com seu elenco reduzido, por 3 a 1. O resultado obrigava o time do DF a vencer na partida de volta para forçar a prorrogação. O Brasília entrou em quadra sem Gui Marques, um dos principais nomes da equipe na temporada, que recebeu proposta de fora e deixou o elenco do Azulão às vésperas da partida.

No tempo regulamentar, as duas equipes fizeram um jogo de muita intensidade e equilíbrio, mas também de muito nervosismo, o que chegou a provocar uma confusão em quadra no segundo tempo. Com a bola rolando, o Brasília aproveitou melhor as oportunidades e conquistou a vitória por 3 a 1.

Na prorrogação, as emoções ficaram para o segundo tempo, mas nenhuma das duas equipes conseguiu tirar o zero do placar.

Classificado para a final, o Apodi-RN aguarda a definição de seu adversário na decisão da Copa do Brasil de Futsal 2023. Magnus Futsal-SP e São João do Jaguaribe-CE, fazem amanhã o jogo da volta entre as duas equipes. Na primeira partida, o time paulista venceu por 4 a 1.

O Brasília Futsal igualou sua melhor participação na Copa do Brasil. Em 2020, o Azulão também chegou até as semifinais. Na ocasião, perdeu a classificação contra o Ceará-CE.

Primeiro tempo

O jogo começou muito equilibrado, mas quem levou perigo primeiro foi o Apodi. Com pouco mais de um minuto jogado, Piquinez chutou forte para a primeira defesa de Jacaré. O Brasília respondeu aos três minutos, mas Nino acertou a rede pelo lado de fora.

A equipe potiguar foi para cima e, aos 4’30”, em troca de passes, Kaio acertou a trave. Um minuto depois, Nem arrancou da quadra de defesa e, perto da área, acertou o travessão do Brasília.

Chegando na metade do primeiro tempo, Nino chutou cruzado, Cleverton defendeu, mas no rebote Catoia abriu o placar para o Brasília. O segundo saiu logo depois, com 8’43 no cronômetro. Em cobrança de falta, Nino rolou e Catoia chutou forte no alto para vencer o goleiro Cleverton.

Aos 15min, Piquinez deu passe para Kaio dentro da área. Na primeira tentativa, Jacaré defendeu, mas no rebote ele diminuiu para os visitantes. O Brasília respondeu, Feijão chutou cruzado, Xuxa desviou no meio do caminho e acertou a trave.

Segundo tempo

O jogo proporcionou pouca emoção com a bola rolando durante pouco mais de três minutos, até que se iniciou uma confusão envolvendo as torcidas e jogadores das duas equipes, O técnico Douglas Navas chegou a trocar ameaças com um adepto do Apodi.

Após bom tempo sem chances de gols, aos 11 minutos, o Apodi tentou o empate com Leo, que chutou forte no alto e obrigou Jacaré a fazer grande defesa. Três minutos depois, o goleiro do Brasília salvou de novo, dessa vez em finalização de Vinicius. E o camisa 10 do Apodi apareceu de novo, recebeu passe na área e desviou de primeira, a bola passou rente à trave.

Os visitantes eram melhores em quadra e buscavam o gol que daria a classificação. Nem chutou da entrada da área aos 15 minutos e Jacaré defendeu de novo. Com quatro minutos faltando para o fim do tempo regulamentar, Catoia teve duas chances de ampliar para o Brasília e, nas duas oportunidades, errou a finalização com gol vazio.

No lance seguinte, porém, o terceiro gol dos mandantes saiu. Bruninho chutou, a bola bateu na defesa e voltou para ele mesmo, que não desperdiçou a segunda chance. O Apodi decidiu apostar no goleiro-linha, mas Piquinez entrou em quadra antes do companheiro sair. Recebeu o segundo amarelo e foi expulso da partida.

Com Batatinha na função de goleiro-linha, o time potiguar tentou, mas não conseguiu alterar o placar e a decisão foi para a prorrogação.

Prorrogação

Após três minutos jogados, o Apodi teve chance com Nem, que tentou acertar o ângulo, mas chutou para fora. No lance seguinte, Xuxa respondeu da mesma forma, mas também errou o alvo. As duas equipes trocaram de lado com o placar zerado após os primeiros cinco minutos jogados.

Com pouco mais de três minutos para o fim do jogo, Xuxa deixou Nino na cara do gol, ele deu uma cavadinha para tirar do goleiro e acertou o travessão. O capitão do Brasília chegou a arriscar mais um chute no lance seguinte, mas Cleverton defendeu.

O Apodi perdeu uma grande chance com Batatinha que ficou de frente com Jacaré e tocou por baixou do goleiro. Com leve desvio no arqueiro, a bola saiu rente à trave com 1’38” no cronômetro. Faltando 24 segundos, Vinicius saiu cara a cara com Jacaré, Nino fez a falta, recebeu o segundo amarelo e o vermelho na sequencia. Na cobrança, a defesa do Brasília salvou em cima da linha.

Pênaltis

O Brasília abriu as cobranças com Xuxa deslocou o goleiro e marcou. Nem bateu o primeiro do Apodi e também acertou.

Feijão foi o segundo do Brasília e quase o goleiro pegou. Pedrinho acertou para os visitantes.

Na terceira série, Jacaré cobrou e marcou. 97 também não desperdiçou.

Bruninho acertou o quarto pelo time da casa. Vinicius bateu no ângulo e deixou tudo igual.

Na quinta cobrança, Catoia e Kaio marcaram.

Arthur perdeu a primeira cobrança alternada, defendida por Cleverton. Wigenes marcou e garantiu a classificação do Apodi.

Ficha técnica

BRASÍLIA FUTSAL 3 X 1 APODI-RN

Copa do Brasil de Futsal, semifinal, jogo de volta
Ginásio SESC Ceilândia, Brasília-DF – 23/08, 20h

Árbitro principal: Jason Alves da Silva (DF)
Árbitro auxiliar: José Vicente Canabrava de Oliveira Paula (DF)
Anotador: Patrícia Maria Lima Felix dos Santos (DF)
Cronometrista: Mariane Barreto Bispo de Souza (DF)
Representante CBFS: Nerivaldo Alves Bílio (DF)

Brasília Futsal

Titulares: Jacaré; Xuxa, Catoia, Arthur e Nino.
Técnico: Douglas Navas

Gols: Catoia (10′ e 12′ – 1ºT), Bruninho (16′ – 2ºT)
Cartão amarelo: Feijão, Nino
Cartão vermelho: Nino

Apodi-RN

Titulares: Cleverton; Piquinez, Everton, Kaio e Nem.
Técnico: Alysson Simonsen

Gols: Kaio (15′ – 1ºT)
Cartão amarelo: Piquinez, Maiquinho
Cartão vermelho: Piquinez

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *