Brasília leva a melhor e vira placar sobre o Luziânia no Abadião

Neste sábado (27) foi dia de os campeões do passado Brasília e Luziânia colocarem à prova dez títulos candangos (oito do Colorado e dois da Igrejinha) agora no Candangão Série B. Apontados como favoritos ao acesso, ambas as equipes patinaram em rodadas anteriores, e a vitória era fundamental para as pretensões de subir para a primeira divisão em 2026.
Vindo de dois empates consecutivos, o Luziânia saiu na frente e tinha tudo para seguir o plano do acesso. Mas não contava com a reação do Brasília, que virou o jogo e conquistou não só a vitória, como também a liderança provisória na tabela de classificação.
Primeiro Tempo
O Luziânia começou melhor o clássico e atacou primeiro aos 7 minutos, com bom chute de Glauber de longa distância que foi defendido por Luan. Mas o Brasília respondeu à altura no minuto seguinte, quando Genilson cruzou bola da linha de fundo na cabeça de Lucas Victor que cabeceou no travessão.
E as emoções não pararam por aí. Aos nove minutos, Andrezinho experimentou uma bomba de fora da área e Luan teve que se esticar todo para espalmar a bola pela linha de fundo. Aos 14′ o Brasília respondeu na mesma moeda, com um chutaço de DG do meio da rua que Sucuri defendeu em dois tempos.
Aos 17 minutos, nova chance quase acabou em gol para a Igrejinha. China cobrou lateral na área, Grampola ajeitou e China de novo chutou rasteiro e a bola explodiu na trave. Finalmente aos 30 minutos o Luziânia marcou o primeiro gol Andrezinho recebeu passe pela direita e cruzou na medida para Fábio Gama, que fechava o segundo pau, desviar de cabeça para as redes.
Na reta final do primeiro tempo, o Brasília passou a pressionar o Luziânia e foi esforço foi recompensado aos 41 minutos, quando Charles cobrou escanteio pela direita, Erick cabeceou a bola no braço do zagueiro Wallace. Após o lance ser revisado pelo VAR, o árbitro Pedro Copatt assinalou pênalti para o Colorado. Charles foi para a cobrança e empatou o jogo. E quase o Brasília marcou o segundo gol com Felipe Clemente, que em bela jogada individual passou por dois marcadores e chutou no cantinho de Sucuri, que fez boa defesa.
Segundo Tempo
Depois de um primeiro tempo eletrizante, o segundo foi mais cadenciado, com as duas equipes procurando brechas em suas defesa para buscar o gol da vitória. O Brasília começou assustando aos 10 minutos, quando Charles cobrou falta da entrada da área, a bola passou pela barreira e Sucuri no susto afastou o perigo colocando a bola pra fora.
O Luziânia deu a resposta aos 15 minutos. Fábio Gama fez boa jogada pelo meio e arriscou um chute de fora da área. Luan deu rebote e Aldo desequilibrado finalizou na trave. Aos 26 minutos, de novo na bola parada o Brasília assustou. Brayan cobrou falta na entrada da área, e Pedro finalizou na área para o gol, mas a bola saiu tirando tinta da trave esquerda de Sucuri.
O Luziânia teve a grande chance de marcar o segundo gol aos 32 minutos. Após lançamento para o ataque, Arboleda contou com a falha do zagueiro Erick para ficar cara a cara com Luan. O atacante colombiano deu uma cavadinha para encobrir o goleiro e a bola carimbou o travessão. Na volta, a bola sobrou para Arboleda que chutou mal, por cima do gol.
No apagar das luzes, o Brasília conseguiu marcar o gol da vitória. Aos 46 minutos, Felipe Clemente passou por dois marcadores quase na marca de escanteio, tocou para Iago levantar bola na área. Pedro de cabeça concluiu para o gol. A bola desviou em Dedé, Sucuri ainda tentou a defesa, mas entrou com bola e tudo nas redes.
Na próxima rodada, o Brasília irá à Planaltina de Goiás para enfrentar o Planaltina no estádio Dirceuzão. Já o Luziânia tentará buscar a recuperação diante do Candango no estádio Bezerrão.
Ficha técnica
BRASÍLIA 2X1 LUZIÂNIA
Campeonato Candango Série B, 1ª fase, 5ª rodada
Estádio Abadião, Ceilândia-DF, 27/09, 15h30
Público: —.
Renda: —.
Árbitro: Pedro Copatt
Assistente 1: Milton Alves
Assistente 2: David Sousa
4º árbitro: Luiz Gustavo
VAR: Rafael Diniz
AVAR: José Reinaldo
Observador VAR: Raimundo Lopo
Inspetor: Alexandre Coutinho
Brasília
Luan; Genilson, Kelvin, Erick e Lucão (Iago); Alemão, Geovane e Charles (Cabralzinho); Lucas Victor (Brayan Lucumi), Felipe Clemente e DG (Pedro)
Técnico: Manuel Rodrigues
Gols: Charles (43′ – 1º T) e Pedro (46′ – 2º T).
Cartões amarelos: Charles, Lucão, Pedrinho e Manuel Rodrigues (Treinador).
Cartões vermelhos: Não houve.
Luziânia
Edmar Sucuri; Andrezinho, Dedé, Wallace e China; Vitinho (Filipe Werley), Aldo e Fábio Gama (Diogo Batista); Ítalo (Jefer Arboleda), Glauber (Ferrugem) e Rafael Grampola (Romário)
Técnico: Jairo Araújo
Gols: Fábio Gama (31′ – 1º T).
Cartões amarelos: Fábio Gama, Dedé, Ferrugem e Andrezinho.
Cartões vermelhos: Não houve.
Receba as notícias no seu celular
Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.






